• Entrar
  • Cadastrar
Molho béchamel: a receita definitiva para ficar perfeita

Saiba como preparar  molho béchamel e dicas para não empelotar.

Receita de molho béchamel simples e rápida de fazer. (créditos: Shutterstock)

O molho béchamel é um dos preparos mais deliciosos que podemos usar na cozinha. Originado da culinária francesa clássica, ele costuma ser usado como base em receitas de lasanha, croquetes, suflê e creme de espinafre. Além disso, esse tipo de molho branco é a base de outros molhos como Mornay, Aurora ou Soubise. São diversas opções para aproveitar ao máximo essa delícia e com esta receita super fácil, você não vai resistir a nenhum prato. O TudoGostoso separou um passo a passo de como fazer um bom e rápido béchamel caseiro. Confira.

Receita de molho béchamel

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 copo de leite (250ml)
  • Noz-moscada a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Para fazer o molho béchamel, pegue uma frigideira e adicione primeiro a manteiga. Assim que ela derreter, adicione a mesma quantidade de farinha de trigo e mexa até formar um creme.
  2. Assim que a farinha e a manteiga estiverem bem misturadas, junte o leite aos poucos e sem parar de mexer. Troque a colher por varetas para evitar a formação de grumos.
  3. Mexa sem parar fazendo movimentos circulares ou como se estivesse desenhando um oito na panela. O ideal é que o molho béchamel esteja sempre em movimento durante o cozimento.
  4. Quando tiver colocado todo o leite, coloque o sal e a noz-moscada. Todo o processo deve ser feito em fogo baixo.

O que fazer se aparecer caroços no molho béchamel

Mesmo seguindo os passos com atenção, pode ser que seu béchamel fique com caroços. Se os grumos aparecerem no início do cozimento, desligue o fogo e bata a mistura no liquidificador. Esse processo ajuda a desfazer os gruminhos da receita e deixa a mistura mais lisa. Depois, é só colocar o molho de voltar na panela para terminar de cozinhá-lo.

Veja também:

Como fazer molho branco cremoso em 2 versões para deixar suas massas e gratinados irresistíveis
Nhoque frito com molho branco: como fazer

Temas relacionados