O molho bechamel é um dos grandes clássicos da culinária francesa e mundial. É uma receita de fácil preparo e com ingredientes simples, mas que exige alguns cuidados especiais para não empelotar e ficar sem caroços. Ninguém merece eles no prato, né? Foi pensando nisso que encontramos o melhor truque para garantir um molho saboroso e sem grumos que dificultem na hora de comer! Venha descobrir agora como fazer e surpreenda-se!
Truque para fazer molho bechamel rápido e sem caroço
A grande dica tem ligação com a temperatura! Algumas pessoas podem cometer o erro de preaquecer os ingredientes, mas o certo é utilizá-los assim que eles sejam retirados da geladeira ou da dispensa. Essa técnica de preparo do molho bechamel implica em um cozimento a frio, enquanto o calor está sendo aplicado aos poucos no preparo. Não esquente o leite nem derreta a manteiga! Basta colocar todos os ingredientes juntos na panela, com o fogo ainda desligado e misturar. Depois, coloque em fogo médio-baixo e então cozinhe delicadamente por alguns minutos, sem parar de mexer, até chegar na espessura correta.
Ingredientes
- 250 ml de leite integral
- 1 e 1/2 de farinha de trigo
- 10 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 noz-moscada ralada
- 1 pitada de pimenta-preta
Por que o molho bechamel empelota no fogo alto?
Os ingredientes devem ser misturados fora do fogão porque a farinha em temperaturas altas e em contato com produtos líquidos, como o leite, forma pequenos grumos e o fogo potencializa esses caroços nada agradáveis. Ao notar que o molho está com pedaços, retire do fogo e misture bem até dissolvê-los completamente. Uma boa dica é usar panelas grossas para preparar o molho bechamel, pois elas controlam melhor a temperatura. Outro passo importante é utilizar a espátula, fouet ou varetas para misturar, já que a colher favorece o surgimento desses grumos.
Receitas com molho bechamel
Esse tipo de molho é uma espécie de receita curinga na cozinha! Isso porque ele combina muito bem com carnes, frangos, massas, legumes e até com pratos gratinados! Você pode usá-lo como recheio em lasanhas, em diferentes tipos de macarrão, com a batata portuguesa, em couve-flor gratinada, em suflês e em fricassês. De qualquer forma ele é uma delícia! Prove e não se arrependa.
Veja mais
Como fazer molho branco cremoso em 2 versões para deixar suas massas e gratinados irresistíveis
Molho de tomate caseiro: veja o passo a passo para a receita ficar vermelhinha e saborosa
Como aproveitar sobras de arroz: veja 15 receitas que vão dar cara nova ao prato