
Especialista usa esse ingrediente em todas as suas receitas de salmão (Fotos: Shutterstock)
Preparar receitas rápidas, fáceis e saborosas é um desafio para os pais que trabalham fora e desejam resolver a fome das crianças com refeições pouco trabalhosas e de alto retorno. Algumas são especialmente úteis em dias mais corridos.
De acordo com uma especialista em refeições caseiras rápidas, é possível encontrar soluções fáceis e nutritivas nessas situações. É o caso de uma receita de salmão assado com um ingrediente secreto que faz toda a diferença no sabor final.
"Meus filhos o comeram uma vez por semana durante toda a vida. Eu nunca ouvi um pio de que eles estão cansados de comê-lo", afirma.
Segundo ela, o sucesso do seu salmão assado está no ingrediente que sempre usa para temperá-lo: shiro (branco) miso: "É a minha arma secreta para transformar esse peixe gordo em uma peça central de um jantar."
O que é Shiro Miso e qual o tipo ideal para o salmão assado?
Missô é um tempero japonês feito com a fermentação da soja. Ele é salgado e terroso, por isso ajuda a acentuar o sabor sem sobrecarregar o peixe ou os outros ingredientes. Ele pode ser classificado por sua cor, que vai indicar o seu sabor: vermelho, branco ou amarelo.
- Missô claro (branco ou amarelo): mais suave e doce;
- Missô escuro (vermelho ou marrom): mais salgado e mais doce.
O missô Shiro, ou missô branco, é adocicado, com um suave aroma floral. Caso você não use o produto com tanta frequência, ele pode ser mantido por um ano ou mais na geladeira se for bem fechado.
Dica de como usar o missô no salmão assado
Confira as medidas dos ingredientes que são suficientes para marinar cerca de 1,5 kg de salmão e a quantidade ideal de missô no preparo.
"Há mais de 20 anos, esse é o meu jantar preferido durante a semana e nunca deixo de lado esse ingrediente", afirma ela.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de shiro miso;
- 2 colheres de sopa de xarope de bordo ou xarope de agave;
- 2 colheres de sopa de molho de soja com baixo teor de sódio;
- 1 ou 2 dentes de alho ralados;
- 1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino moída;
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma tigela pequena e espalhe-os com uma colher sobre a parte do salmão sem pele;
Em seguida, ligue o forno para que o peixe fique marinando durante os 10 a 15 minutos. Tempo em que a temperatura atinge 220°C e que o salmão absorva o sabor.
Você não precisa marinar o salmão se não quiser, até pode assá-lo imediatamente, mesmo em uma fritadeira de ar quente.
Como adicionar o shiro miso:
Além do modo de preparo indicado, Myo Quinn, especialista em culinária da Coreia e América Latina, acrescenta shiro miso a qualquer receita de salmão assado.
"Seja ele apenas temperado com limão e ervas, embrulhado em pergaminho com erva-doce ou com cobertura de açúcar mascavo e mostarda", indica ao Simply Recipes.
Basta passar uma colher de sopa de shiro miso diretamente sobre o peixe ou misturá-lo à marinada ou à cobertura.
No caso do missô salgado, ela não adiciona sal ou reduz pelo menos pela metade: "Você não sentirá o gosto do missô, mas perceberá o sabor mais intenso."
Saiba como comprar o salmão para cozinhá-lo rápido
Segundo a especialista, sua experiência com salmão é definida de acordo com as suas necessidades. Quando cozinha sob pressão das crianças com fome, ela opta por cozinhar o peixe rapidamente.
Nesses casos, ela sugere assar o peixe no forno. Veja quais são os seus conselhos para comprar e cozinhar o salmão mais rápido:
- Os filés de salmão em porções são menores e cozinham mais rápido do que uma peça inteira. Compre o filé pré-porcionado ou porcione-o você mesmo;
- Se possível, compre um corte no centro do peixe, longe da cauda ou do pescoço. A largura e a espessura das porções serão menores, por isso cozinharão de forma mais uniforme;
- Retire o peixe da geladeira uma hora antes de colocar o jantar na mesa; isso dá a ele a chance de perder um pouco de frio para que cozinhe de forma rápida e uniforme;
- Não remova a pele. Asse o salmão com o lado da pele para baixo e deixe marinar somente o lado sem pele. A pele funcionará como uma barreira entre a carne e a assadeira;
- Deixe a pele na assadeira quando pegar o salmão para servir.
Veja mais!
Qual a diferença entre tarê e teriyaki: descubra para nunca mais ficar na dúvida na hora de pedir um japa!
Se você tem pressão alta, não consuma esse alimento da comida japonesa! Saiba qual é a melhor opção