Você é fã de comida japonesa e não consegue passar uma semana sem se deliciar, ao menos um dia, com a variedade desse cardápio saboroso da culinária oriental? É realmente desafiador resistir. O problema é que nem tudo é perfeito. Se você é uma pessoa que sofre com pressão alta, então essa orientação é especialmente para o seu caso.
De acordo com o nutricionista Luciano Bruno (@luciano), nem todos os itens presentes no cardápio da comida japonesa são ideais para quem precisa controlar a pressão arterial. E se a ideia é preparar algumas receitas em casa, presente atenção nessa dica para fazer a substituição certa!
Qual o alimento proibido na culinária japonesa para quem tem pressão alta?
Enquanto muita gente se pergunta se a comida japonesa engorda, uma outra questão relacionada aos alimentos presentes nessa culinária serve de alerta para o nutricionista Luciano Bruno. De acordo com o especialista, o molho shoyu é um item proibido para quem sofre de pressão alta.
Isso porque a combinação de sódio com o glutamato monossódico "não é interessante", aponta ele. Mas o especialista pondera e afirma que é possível encontrar um molho de sabor parecido como opção mais saudável.
"Existe uma alternativa! Tem um produto chamado coco aminos que é extraído da flor do coco. É similar ao shoyu, o sabor, o gosto, dá para usar no japonesa, nos seus legumes, e não tem glutamato monossódico", ressalta. "E a quantidade de sódio é bem mais baixa", afirma.
"Ninguém vai ficar triste porque não vai comer a comida japonesa com shoyu. O importante é fazermos boas escolhas, e não restrições", afirma o nutricionista.
Veja mais!
Tudo sobre o missô: o que é, para que serve, como usar e benefícios para a saúde.
Como fazer temaki: ingredientes, dicas e modo de preparo do cone de sushi,