• Entrar
  • Cadastrar
Manteiga SEM LEITE: conheça nova opção do alimento e descubra se tem diferença para margarina vegana

Manteiga com ingredientes à base de plantas e sem leite é uma opção para quem é adepto à dieta vegana e com intolerância à lactose.

Entenda o que é a manteiga plant-based (Foto: Shutterstock)

Você já sabe qual é a melhor opção para usar no dia a dia: manteiga e a margarina? Enquanto muita gente se questiona sobre quais são os ganhos para a saúde e para as receitas, essa disputa ganha um novo participante: a manteiga sem leite plant based.

Já presente em muitos países, essa versão de manteiga vegana ganhou muitos adeptos no mercado internacional, mas ainda é novidade no Brasil. Conheça mais detalhes e a diferença do uso da manteiga plant based no preparo de receitas veganas.

O que são alimentos ou dieta plant based?

Os alimentos - ou dieta - plant based nada mais são do que produtos à base de ingredientes vegetais, que em inglês são chamados pelo termo plant based. A proposta é oferecer produtos com a aparência, textura e sabor similares aos produtos feitos com ingredientes de origem animal.

No mercado já existem inúmeros produtos plant based como carnes, peixes ou frangos, bebidas e sorvetes, todos à base de plantas.

Por muito tempo, os produtos substitutos da proteína animal - quase que exclusivamente feitos à base de proteína de soja - eram muito restrita ao público adepto da dieta vegana e vegetariana. Com o passar do tempo, novas versões foram surgindo, não se limitando à soja como base dos ingredientes desses produtos.

Sem leite: quais são os ingredientes da manteiga plant based

A manteiga plant based é produzida com ervilhas e óleos vegetais, como o óleo de canola e girassol. Por ser zero lactose, essa é uma opção valiosa para pessoas que são intolerantes à lactose e para quem é adepto de uma dieta vegana.

A empresa plant-based Upfield, conhecida no Brasil pela marca Becel, é responsável pela linha de manteigas veganas. Um dos pontos que são levados em consideração, é que esse produto tem menos gorduras saturadas.

Pode usar a versão de manteiga sem leite nas receitas e ter o mesmo resultado?​

O diferencial da manteiga sem leite para as margarinas veganas é que ela promete entregar o mesmo sabor da manteiga produzida com leite de vaca. Outro ponto é a que oferece a mesma capacidade de emulsificar, tendo melhor desempenho para frituras graças a uma maior resistência ao calor.

Em entrevista ao Globo Rural, Pedro Jaureguiberry, diretor-geral da empresa no Brasil afirma: "Na margarina, não há proteínas de ervilha e nem uma capacidade de emulsificar tão boa. A performance dessa manteiga é igual à de origem animal. O bolo sai fofinho."

Essa versão de manteiga, produzida sem leite, também é livre de gordura trans, de corantes e de sabores artificiais, o que reforça como uma mais versão interessante para quem é adepto de uma alimentação saudável.

Veja mais!

Nutricionista revela as piores e melhores manteigas de supermercado!

Veganismo: esse é o ingrediente que faltava na dieta vegana, segundo estudiosos de Cambridge.

Saiba as diferenças entre os leites de vaca, de cabra e de búfala.

Temas relacionados