
Mito ou verdade: a manteiga aberta pode estragar dentro da geladeira?
A manteiga é um produto presente na casa da maioria dos brasileiros. Afinal, ela é um ingrediente importante no preparo de diversas receitas doces ou salgadas. Além disso, não há nada melhor do que comer um pão quentinho com a manteiga derretendo. Mas você sabe dizer qual a maneira correta de armazená-la? Embora a maioria das pessoas acredite que ela deve ser mantida na geladeira, há quem defenda que a refrigeração é desnecessária e pode até estragar.
Para descobrir quem está certo nesse assunto, o TudoGostoso foi atrás das respostas sobre a maneira correta de guardar a manteiga depois de aberta.
Manteiga deve ser guardada dentro ou fora da geladeira?
O jeito certo de armazenar a manteiga depois de aberta é dentro da geladeira. Independentemente da embalagem, o produto deve sempre ficar na refrigeração. O principal motivo tem a ver com o seu processo de fabricação. A manteiga é basicamente constituída por gordura láctea. Em temperatura ambiente, ela fica mais vulnerável à ação de fungos e bactérias. Esses microrganismos alteram o sabor e cheiro do produto e, claro, aumentam os riscos de contaminação. Já as baixas temperaturas do refrigerador impedem essa refrigeração, aumentando a vida útil da manteiga.
Mas se a temperatura ambiente estraga a manteiga, por que nos supermercados as versões em lata ficam nas prateleiras comuns? A resposta é simples: porque elas ainda não foram abertas. Durante a produção, a manteiga passa por um processo de pasteurização, o que permite que elas fiquem fora da refrigeração por longas horas, desde que estejam lacradas. Depois de abertas, elas devem ser mantidas na geladeira para a proliferação de bactérias e fungos.
Mesma regra vale para as margarinas
A margarina é um produto que costuma ser usado com a mesma finalidade da manteiga. A principal diferença entre as duas é que a manteiga é feita de gordura animal, enquanto a margarina é obtida a partir de óleos vegetais.
Assim como a manteiga, a margarina também deve ser armazenada na geladeira para não estragar. Sua composição leva um pouco de gordura do leite (3%), mas o suficiente para torná-la suscetível à proliferação de fungos e bactérias.
Truque para deixar a manteiga molinha sem risco de contaminação
Para quem gosta de deslizar a manteiga no pão quentinho, o truque é tirar o produto da geladeira alguns minutos antes do consumo. Os especialistas afirmam que a manteiga pode ficar fora da refrigeração por até duas horas sem risco de contaminação. Você também pode deixá-la na parte inferior ou na porta da geladeira, onde a temperatura é menos baixa. Assim, a manteiga não fica tão endurecida na hora de passar no pão.
Veja também:
Esqueceu a manteiga na geladeira? Veja 2 truques MUITO FÁCEIS para SALVAR seu café da manhã
Tudo que você precisa para fazer sua própria manteiga em casa