• Entrar
  • Cadastrar
Veganismo: esse é o ingrediente que faltava na dieta vegana, segundo estudiosos de Cambridge

Entenda por que esse ingrediente não pode faltar na dieta vegana (Foto: Freepik)

A dieta vegana ganha mais um ingrediente poderoso para fortalecer a quantidade de nutrientes que integram o cardápio alimentar. Com cada vez mais adeptos, esse tipo de alimentação também tem sido beneficiado com mais opções de receitas e produtos à base de planta (plant based) no mercado.

Preocupados em incorporar nutrientes que possam substituir de forma mais efetiva a proteína animal, especialistas ficam atentos às pesquisas realizadas no mundo todo para desvendar os benefícios por trás de alimentos que podem ser mais uma alternativa dentro do veganismo.

E desta forma, através de um estudo realizado na Universidade de Cambridge, um ingrediente se mostrou altamente eficiente para os grupos que seguem esse tipo de alimentação. Saiba mais detalhes e entenda por que ele se torna tão necessário na dieta vegana.

Qual a desvantagem do veganismo?

De acordo com o médico Mohamad Barakat (@drbarakat), a desvantagem do veganismo está relacionada à quantidade de vitamina B12 obtida diariamente. Isso porque são ingeridas uma média de 0,5 micrograma por dia, algo bem abaixo dos recomendados: 2,4 microgramas por dia.

E por que a vitamina B12 é tão importante para a saúde? Ela é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso e cardíaco, impactando também a disposição física e mental. A vitamina B12 é encontrada na carne, nos ovos e laticínios (em menor quantidade).

"Um dos grandes problemas que a população vegana pode enfrentar é a deficiência de vitamina B12, o que pode ser bastante preocupante", aponta o especialista.

Quais são as propriedades da vitamina B12 para o organismo

Segundo o médico, a B12 (também chamada de cobalamina), participa de diversas funções consideradas essenciais no organismo, como:

  • Síntese de DNA;
  • Metabolismo energético;
  • Formação da bainha de mielina (substância que envolve e protege os nervos, permitindo uma comunicação eficiente entre eles);
  • Produção de glóbulos vermelhos;
  • Síntese de neurotransmissores.

Estudo revela ingrediente como solução para os veganos

Em um estudo recente, cientistas da Universidade de Cambridge descobriram que as algas podem ser a solução para as pessoas que seguem a dieta vegana, em especial a chlorella, que é rica em cobalamina.

A pesquisa mostrou que as algas podem ser uma opção para os veganos: "Já que podem ser uma boa fonte de vitamina B12. No entanto, é importante saber que nem toda alga é rica nesse nutriente, sendo que a chlorella seria a mais indicada."

Quais são os benefícios da chlorella para a saúde?

A chlorella é considerada um "superalimento" por oferecer diversos benefícios para a saúde. De acordo com o Dr. Barakat, essa alga tem importantes propriedades, assim como:

  • Atua na desintoxicação do corpo, melhorando a saúde do fígado e fortalecendo o sistema imunológico,
  • Auxilia na digestão, saúde da pele;
  • Reduz de sintomas de alergias;
  • Segundo alguns estudos, tem até potencial para reduzir os níveis de colesterol.


Desta forma, os veganos já podem garantir um reforço importante na alimentação quanto à vitamina B12, deixando a dieta mais nutritiva e segura para o bom funcionamento do organismo.

Porém, o médico alerta sobre as pessoas que desejam adotar esse tipo de alimentação: "Prezo pelo equilíbrio, e uma dieta tão restritiva, que exclui completamente qualquer alimento ou produto de origem animal, precisa ser feita com a devida orientação nutricional."

Veja mais!

Jantar vegano: 10 sugestões para facilitar a dieta no fim do dia. Você precisa provar essas receitas!

Receitas veganas simples: dicas do veganismo popular para uma dieta barata.

Ômega 3 na dieta vegana: descubra os alimentos alternativos e turbine o cardápio

Temas relacionados