• Entrar
  • Cadastrar
Afinal, pode comer pele de salmão? Aqui está a resposta definitiva!

Comer a pele do salmão faz mal para a saúde? Entenda a verdade sobre essa questão de uma vez por todas.

Comer a pele do salmão faz mal para a saúde? Entenda a verdade (Foto: Freepik)

É saudável comer a pele do salmão? Muita gente tem dúvida se é para tirar ou não essa parte de um dos peixes mais benéficos para a saúde e até para a inteligência! Um dos itens mais badalados na comida japonesa, o salmão também é uma das preferências de quem é fã de peixe assado ou cozido.

Mas por que será que a pele desse peixe causa tanta confusão quando aparece no prato? A verdade é que o salmão está entre os cinco peixes mais saudáveis do mundo e isso não descarta a pele.

Para quem não é fã, não há problema algum em retirar essa parte durante o preparo do alimento ou na refeição, mas se é algo que ainda causa dúvida, conheça a seguir os benefícios que a pele do salmão oferece.

Pode comer a pele do salmão?

"Com certeza você pode comer a pele do salmão", afirma Steven Wong, especialista em salmão da Seafood from Norway, ao site Real Simple. "A pele do salmão tem a maior concentração de ômega-3, além de ser um ótimo suplemento de vitamina D e vitamina B", acrescenta.

Se para algumas pessoas a ingestão da pele causa um certo desconforto por temer algum prejuízo à saúde, para muita gente que é fã desse peixe a pele é até um diferencial e a parte favorita, graças ao sabor, textura e nutrientes.

Segundo ele, os rolls com pele de salmão são itens populares em sushi bar nos Estados Unidos por oferecer um toque crocantes às peças do cardápio japonês.

Por que comer a pele do salmão?

Você pode comer a pele do salmão sem culpa. Na verdade, ela também é conhecida por ser uma ótima fonte de minerais, além de ácidos graxos ômega-3, vitaminas B e D e mais nutrientes.

Além de todos esses nutrientes presentes, a pele do salmão ainda pode garantir um diferencial à sua receita ao dar mais crocância ao filé de salmão assado ou frito, ou maciez, se assim você preferir.

E você também pode usar a pele do salmão para cozinhá-la separadamente e aproveitar o peixe ao máximo, de acordo com o seu desejo.

Os benefícios da pele de salmão para a saúde

Além dos nutrientes da pele do salmão já destacados anteriormente, o óleo de peixe natural também pode contribuir para reduzir o colesterol e a pressão alta, reduzir a dor da artrite e ajudar a prevenir doenças cardíacas, de acordo com a Mayo Clinic, centro de medicina integrada.

A área cinza do salmão, localizada entre a pele e a carne rosada, também contém muitos nutrientes e ácidos graxos ômega-3.

Como cozinhar a pele do salmão

A pele do salmão pode ser facilmente cozida junto com o peixe. Segundo Steven Wong, sua preferência é grelhar o salmão na frigideira com o lado da pele para baixo primeiro.

"Começo com uma frigideira em fogo alto para que a pele fique bem assada e deixo lá por alguns minutos. No início, a pele parece grudar na frigideira, mas depois de mais ou menos três minutos, ela solta e fica crocante", ensina o especialista.

A dica dele é que a pele do salmão esteja completamente seca. Por garantia, vale até dar batidinhas com uma toalha de papel antes de colocá-la na frigideira.

E aí vai um truque dos chefs de cozinha! Wong revela que alguns cozinheiros costumam cortar levemente a pele para melhorar a textura, mas com muita delicadeza para não cortar a carne do salmão.

Truque para remover a pele do salmão em casa

Para tirar a pele do salmão, você pode pedir ao peixeiro para tirar a pele ao comprar o peixe. Ao invés de descartar, você pode levar separadamente do peixe e preparar uma pele crocante de salmão em casa.

Caso prefira remover a pele por conta própria, também é bem simples de fazer em casa. Basta seguir esses passos com as dicas de Steven Wong:

  • Ferva uma panela de água e despeje cuidadosamente a água quente sobre a pele do salmão.
  • A pele ficará um pouco solta e você quase poderá retirá-la da carne com os dedos.
  • Primeiro, experimente uma pequena parte do salmão para ver se a água está quente o suficiente para separar a pele da carne.
  • Você deve conseguir retirar toda a pele. Caso contrário, repita com mais água quente e, eventualmente, você conseguirá remover tudo com facilidade.

Veja mais!

Como fazer salmão na frigideira: você nunca mais vai errar o ponto depois dessas dicas!

Aprenda a melhor técnica de limpar salmão sem mistérios.

Temas relacionados