Todo mundo está cansado de saber que ter uma alimentação saudável é vital para manter o bem-estar do seu corpo. Só que não existe nenhuma fórmula mágica quando se trata de saúde. Você pode mudar sua atitude para consumir menos calorias e até seguir uma ordem certa para comer a refeição se quiser perder peso, mas só mesmo consumindo alimentos mais nutritivos para ter todos os benefícios que você precisa na rotina. Para saber o que e o quanto comer para se manter saudável, só mesmo um médico para dar a indicação certa.
Para fugir do velho “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, o cardiologista Dr. Daniel Hermann disse em uma entrevista não apenas o que as pessoas devem comer, mas o que ele mesmo come. Descubra no TudoGostoso os alimentos e as dicas do cardiologista para comer até nos dias mais corridos e se manter saudável.
Qual é a alimentação recomendada por cardiologista?
O cardiologista Daniel Hermann afirma que o mais importante é ter um prato bem balanceado, capaz de fornecer as vitaminas que o corpo precisa e ainda saciar o apetite sem precisar passar fome. O prato favorito dele para comer na semana e consumir os principais nutrientes é uma salada fresca com salmão grelhado. Ele afirma que a refeição é leve e prática, ótima para aproveitar os vegetais que tem em casa e que são sempre bem saudáveis.
Ao mesmo tempo, o salmão é um dos peixes mais saudáveis e uma boa fonte de proteína, mais nutritiva do que as carnes brancas ou vermelhas. Fazer o salmão grelhado é igualmente simples e mais saudável do que uma fritura com o peixe, por exemplo. “Os vegetais de folhas verdes frescas são repletos de vitaminas, nutrientes e antioxidantes. O salmão contém os ácidos graxos do ômega-3, conhecidos por melhorar o perfil lipídico e reduzir a inflamação arterial", conclui.
Dicas de cardiologista para uma alimentação saudável
Como não dá para viver de apenas um prato, o médico também dá dicas para fazer boas escolhas na rotina. Ele reconhece que uma das maiores dificuldades das pessoas para uma alimentação saudável é o tempo. “Com o nosso estilo de vida agitado e caótico, é difícil planear e preparar as refeições”, ele afirma.
Para contornar isso, a sugestão do cardiologista é planejar os pratos com antecedência e cozinhar o que for possível de uma vez só. Apostar em receitas saudáveis e fáceis que ficam prontas rapidamente, como a própria salada com salmão que ele recomenda, é outra estratégia para ter refeições frescas em pouco tempo de preparo.
Os peixes e os vegetais são os alimentos mais indicados pelo Dr. Daniel Hermann, especialmente no lugar de carnes vermelhas processadas. E ele dá um alerta para quem abusa dos molhos para temperar a comida: “eles podem ser muito ricos em calorias”. Prefira temperos mais puros e saudáveis, como a cúrcuma que ajuda a melhorar até a saúde do coração. Segundo o médico, você pode fazer substituições, contanto que evite alimentos ultraprocessados que são um perigo para a nossa saúde.
Veja mais:
Vinho faz bem pro coração? Descubra se a bebida pode afastar doenças cardíacas!
Por que tanta gente vicia em chocolate? Especialista indica opção saudável
Farinha de sementes de abóbora ajuda na saúde do coração! Saiba quanto você deve ingerir por dia