• Entrar
  • Cadastrar
Nada de beliscar, nem ficar sem comer entre o almoço e o jantar: aqui estão 10 ideias de lanches saudáveis e gostosos para uma alimentação saudável

Nutricionista sugere opções de lanches saudáveis para garantir os nutrientes essenciais ao corpo e sem atrapalhar a sua dieta

Nada de beliscar, nem ficar sem comer entre o almoço e o jantar: aqui estão 10 ideias de lanches saudáveis e gostosos para uma alimentação saudável

Nutricionista afirma que incluir lanches nutritivos entre as refeições é melhor opção do que beliscar (Foto: Shutterstock)

O que comer entre as refeições para não engordar? Essa dúvida é bastante comum para muitas pessoas que desejam perder peso e costumam beliscar entre o almoço e o jantar para tapear a fome. No entanto, esse hábito pode ser bastante prejudicial ao plano de emagrecimento se as escolhas não forem corretas.

Conforme explica a nutricionista Cristiane Perroni (@crisperronenutri), o planejamento alimentar deve ser personalizado de acordo com o estilo de vida, história clínica, preferências alimentares, prática de exercícios físicos e objetivos individuais.

De forma geral, ela sugere a realização de 4 a 6 refeições diárias: "Sendo as maiores refeições almoço e jantar, seguidos de café da manhã, lanche da tarde, colação e ceia."

A qualidade e a quantidade dos alimentos, assim como o número de refeições, são aspectos fundamentais para atingir os resultados desejados de forma saudável. Por este motivo, a especialista indica algumas opções saudáveis para quem não sabe o que consumir entre as principais refeições.

10 ideias de lanches saudáveis para comer entre as refeições

Se você não quer colocar a dieta em risco ou simplesmente deseja manter o peso, uma dica fundamental é fazer boas escolhas para garantir uma variedade de nutrientes necessários para o corpo.

"O aumento no número de refeições permite maior diversidade de nutrientes e ajuda a evitar interações negativas entre vitaminas e minerais", explica a nutricionista.

Ela acrescenta que este método também promove a oferta contínua de energia, controla melhor a fome, possibilitando melhores escolhas alimentares: "E evita a ingestão excessiva de calorias nas grandes refeições."

Macronutrientes e fontes alimentares:

Veja quais alimentos você precisa incluir na sua dieta para garantir uma variação de nutrientes.

  • Carboidratos: pães, tapioca, aipim, batata-doce, aveia, granola, frutas, bolacha de arroz, cuscuz de milho, polvilho, mel e melado.

  • Proteínas: leite, iogurte, homus, queijos, frango, ovo, atum e tofu.

  • Gorduras: bebidas vegetais à base de castanha e amêndoas, mix de nuts (castanha, pistache, amêndoas), abacate, sementes e coco.

Sugestões de lanches para a tarde, segundo nutricionista:

  1. Sanduíches ou tapioca com recheios como ovo mexido, pasta de ovo, homus, ricota, queijo minas, cottage, mussarela de búfala, pasta de tofu, pasta de atum ou frango;

  2. Cuscuz de milho com frango, ovo ou queijo minas;

  3. Bebida vegetal ou leite semidesnatado com frutas;

  4. Mingau de aveia;

  5. Iogurte com salada de frutas e granola;

  6. Fruta com pasta de nuts (pistache, amendoim, castanha, amêndoa);

  7. Crepioca;

  8. Panqueca ou bolo de caneca de banana com aveia (ovo, banana, aveia, canela);

  9. Pão com ovo e abacate;

  10. Coxinha de batata-doce com frango.

Essas opções de lanches ajudam a manter a sua alimentação equilibrada e saborosa, garantindo os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Veja mais!

O que comer no café da manhã para emagrecer: comece o dia do jeito certo

Nem pão, nem tapioca: essa receita com 2 ingredientes é o café da manhã perfeito para começar o dia bem

Temas relacionados