
Rica dem benefícios, a chia se popularizou e hoje é bastante usada em diversas receitas (Foto: Shutterstock)
Se as sementes ainda não fazem parte do seu cardápio, você vai descobrir por que elas devem ser inseridas ainda hoje. Não se trata de um modismo ou trend de rede social. Esses alimentos realmente têm uma composição nutricional valiosa.
Um estudo publicado recentemente no Annals of Botany levantou as características da chia e os seus benefícios para a saúde geral.
A nutricionista Giuliana Modenezi afirma à CNN Brasil que mesmo que o trabalho indique algumas diferenças nos teores de nutrientes, de acordo com o solo e o clima do local de cultivo, a semente da chia concentra diversos compostos protetores.
Por que incluir a chia e mais sementes na dieta
A revisão realizada por uma equipe de pesquisadores australiana cita, entre as substâncias valiosas, minerais como fósforo, potássio, cálcio, zinco, magnésio, cobre e ferro. Essa mistura garante importantes benefícios, como a saúde dos ossos.
Os compostos fenólicos, com suas propriedades antioxidantes, são mencionados no artigo com o ácido rosmarínico, kaempferol, genisteína e daidzeína. A combinação dessas substâncias protege as células dos efeitos de radicais livres.
Os pesquisadores citam ainda a proteína encontrada na chia, mas não como uma substituta de carnes ou feijões, como explica a nutricionista: "Ela entra como um complemento e não como fonte proteica."
Maior destaque da chia vai para a presença de ômega-3
O estudo dá ênfase à presença do ômega-3, um ácido graxo da família dos poli-insaturados que faz parte das gorduras boas.
Diversos estudos já concluíram os importantes efeitos anti-inflamatórios e protetores às artérias dessa gordura. O seu consumo regular ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
A chia contribui para enriquecer a dieta com o ômega-3, já que os peixes ricos nesse nutriente nem sempre são tão acessíveis.
Chia:
Ao comprar essa semente rica em benefícios, busque por embalagens fechadas e marcas confiáveis, evitando produtos a granel. Em casa, a chia deve ser armazenada em recipientes bem tampados e em locais escuros para preservar suas propriedades.
A chia é versátil: pode ser hidratada para adquirir consistência gelatinosa e usada em pudins, receitas veganas ou como substituto do ovo. Seca, é ótima em frutas, saladas, sopas e tapioca.
Semente de abóbora:
Também chamada de pepita, é rica em gorduras benéficas que ajudam na saúde cardiovascular. Contém carotenoides, que dão a sua cor esverdeada e atuam como antioxidantes, beneficiando a saúde ocular.
Também é uma boa fonte de magnésio, importante para os ossos. Pode ser consumida com ou sem casca, e é popular como petisco, tostada ou temperada. Uma boa opção como lanche, em granolas caseiras, ou incorporada em massas de pães e panquecas.
Semente de gergelim:
Essa semente é encontrada nas versões branca, dourada e preta. Ela é rica em gorduras mono e poli-insaturadas, o que a torna benéfica para as artérias, além de ter alto teor de cálcio, essencial para os ossos, e fibras, que auxiliam o intestino.
Também contém compostos fenólicos com ação antioxidante, como a sesamina. Usada em pratos como tahine, deve ser consumida com moderação. Pode ser adicionada a diversas receitas, como em arroz, saladas, sopas e pães para um toque crocante.
Semente de girassol:
É rica em vitamina E e selênio, que têm ação antioxidante e fortalecem o sistema imunológico. Também contém vitaminas do complexo B, que favorecem o bem-estar.
É bastente comum em pães, granolas e barrinhas de grãos. No entanto, o seu consumo também deve ser moderado.
Semente de linhaça:
Essa semente se destaca pela alta concentração de lignana, substância com características hormonais que pode ajudar no alívio de sintomas da menopausa e na redução do risco de tumores, especialmente de mama.
Ela é rica em ômega-3, na forma de ácido alfalinolênico (ALA), que se transforma no corpo em uma substância com efeito anti-inflamatório.
Para aproveitar seus benefícios, é recomendado triturar as sementes, já que sua casca resistente pode impedir a liberação das substâncias benéficas. Você pode adicionar a linhaça a saladas, frutas, iogurtes e em diversas preparações.
Veja mais!
Pesquisadores descobriram um novo benefício da chia: veja como incluir o ingrediente na dieta
Não adianta comer sementes de chia sem fazer isso: pare de fazer errado para obter todos os seus benefícios