
Sementes ricas em fibras são conhecidas pelos benefícios superiores às sementes de chia e linhaça (Fotos: Canva)
Muita gente já conhece os efeitos benéficos da chia e da linhaça para a saúde. Essas sementes têm se popularizado entre as pessoas que buscam hábitos alimentares mais saudáveis e por isso são cada vez mais inseridas às dietas com essa proposta.
Mas será que você já conhece as sementes de manjericão doce? As sementes da planta Ocimum Basilicum provavelmente são menos conhecidas que as suas folhas, famosas por suas propriedades diversas e pelo seu uso na culinária.
No entanto, essas sementes de cor quase pretas, bem pequenas e formatos ovais ficam cobertas por uma casca gelatinosa quando derramadas sobre a água. Saiba mais sobre essas sementes!
Para que servem as sementes de manjericão?
As sementes de manjericão doce superam as de chia e linhaça em alguns aspectos. Conheça alguns benefícios que vão te convencer a incluir essas sementes ao seu cardápio.
- Essas sementes têm maior teor de fibras, ajudando no melhor funcionamento do sistema digestivo;
- Elas incham mais rápido na água, tornando-as mais fáceis de consumir e suaves para o estômago;
- O sabor neutro dessas sementes contribui para adicioná-las a diversas receitas sem alterar o sabor dos pratos;
- As sementes de manjericão doce se diferenciam pelo alto teor de fibras, que regulam a função intestinal, ajudam a eliminar toxinas, previnem a constipação;
- Auxiliam na perda de peso;
- Estabilizam os níveis de açúcar no sangue, sendo benéficas para uma dieta saudável e prevenção do diabetes.
Conheça os efeitos das sementes de manjericão para o corpo
Além das fibras, as sementes de manjericão doce são uma ótima fonte de proteína vegetal, sendo ideais para complementar dietas vegetarianas e veganas.
As proteínas ajudam na construção muscular, regeneração de tecidos e manutenção dos níveis de energia, por isso são ótimas aliadas para quem deseja ganhar massa muscular de forma saudável.
A composição dessas sementes conta com altas concentrações de minerais valiosos, como zinco, magnésio e potássio.
- O zinco fortalece a imunidade e melhora a condição da pele;
- O magnésio tem um efeito calmante e auxilia na função cardíaca;
- O potássio ajuda a regular a pressão arterial.
Como comer as sementes de manjericão doce?
As sementes de manjericão doce podem ser adicionadas a diversas receitas, como iogurtes, aveia, bebidas vegetais, coquetéis, limonadas e smoothies. Assim como nos pudins de chia, você também pode adicionar essas sementes em pudins caseiros, dando uma textura espessa e cremosa.
É uma forma de enriquecer as suas refeições com fibras e minerais, criando pratos e sobremesas mais nutritivas e saudáveis.
Ao adicionar às receitas como pudins, basta despejar as sementes de manjericão doce no leite e deixá-los descansar por alguns minutos para alcançar uma textura espessa e cremosa.
Veja mais!
Nem castanha, nem pistache: essa oleaginosa ajuda na produção de colágeno e você deve colocar no cardápio agora!
Plante essa erva aromática em casa, ela pode ajudar a controlar a ansiedade (e ainda deixa a sua comida maravilhosa)