
Conheça os alimentos ricos em proteínas fáceis de incorporar à dieta no dia a dia (Foto: Shutterstock)
Por que incluir proteínas na alimentação diária? Esses macronutrientes são essenciais para o funcionamento do corpo. Além de ajudar a manter a massa muscular, elas promovem saciedade e estão envolvidas em processos metabólicos e hormonais.
Com a popularização das dietas proteicas com o objetivo de ganho de músculos, alimentos com alto teor de proteína vêm ganhando espaço nas prateleiras, das barrinhas e iogurtes até massas feitas com leguminosas.
Mas será que você está consumindo os alimentos certos no seu dia a dia? Descubra!
Importância das proteínas na dieta
Segundo explica a nutricionista Isabella Mittiga ao site La Cucina Italiana, o corpo não produz todos os aminoácidos essenciais, por isso é fundamental obtê-los pela alimentação diária.
As proteínas ajudam na construção muscular, metabolismo e produção de energia.
Qual a quantidade de proteína consumir por dia
A recomendação média para adultos é de 0,8 a 1 g de proteína por quilo de peso corporal. Para quem pratica atividades físicas, esse valor pode chegar a 2 g/kg.
Por exemplo, uma pessoa de 70 kg pode precisar de 56 a 140 g por dia, dependendo do estilo de vida.
Exagerar na quantidade de proteínas, no entanto, não significa necessariamente maior ganho de músculos. Existe um limite adequado considerado proveitoso para o corpo
Benefícios da proteína para a saúde
Consumir proteínas diariamente ajuda a preservar a massa magra, a ter mais disposição, melhorar o desempenho físico e ainda a reduzir o apetite.
Ainda segundo a especialista, uma dieta balanceada em proteínas pode prevenir distúrbios metabólicos e promover o bem-estar geral.
Fontes vegetais e animais podem ser combinadas para um perfil proteico completo.
Cuidado com os ultraprocessados
Embora o mercado disponibilize diversos produtos ricos em proteínas, os especialistas aconselham optar por fontes naturais de proteína, isso significa comer carnes magras, ovos, leguminosas e sementes.
Alimentos industrializados rotulados como "ricos em proteína" costumam conter aditivos e muitas vezes são ultraprocessados, o que prejudica a saúde a longo prazo.
Confira uma lista de 10 alimentos ricos em proteínas para consumir no dia a dia
A nutricionista Isabella Mittiga recomenda alternar fontes proteicas ao longo da semana. Confira os principais e quanto de proteína é encontrado numa porção de 100 gramas:
- Peito de Frango (31g): magro e com vitamina B6, ótimo para o sistema imunológico;
- Atum (25g): rico em ômega-3, beneficia o coração e o cérebro;
- Ovos (13g): fonte de vitaminas e antioxidantes que protegem os olhos;
- Iogurte grego (10g): contém probióticos que fortalecem o intestino;
- Queijo cottage (11g): rico em caseína, ideal para consumo noturno;
- Lentilhas (9g): fornecem ferro e fibras, estabilizam a glicemia;
- Tofu (8–10g): opção vegetal rica em cálcio e ferro;
- Amêndoas (21g): fonte de vitamina E e gorduras boas;
- Quinoa (4g): fonte completa de aminoácidos e magnésio;
- Sementes de Chia (17g): ricas em fibras e ômega-3 vegetal.
Veja mais!
"A ingestão de proteínas está supervalorizada": nutricionista ensina consumo correto e explica qual é o problema de comer em excesso o macronutriente
Luis Gil, nutricionista: "Não me odeie, mas você não deveria consumir açúcares adicionados, gorduras trans e bebidas ultraprocessadas"