• Entrar
  • Cadastrar
Nem castanha, nem pistache: essa oleaginosa ajuda na produção de colágeno e você deve colocar no cardápio agora!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Essa semente é uma ótima opção para quem busca aumentar a produção de colágeno através de uma alimentação saudável 

Nem castanha, nem pistache: essa oleaginosa ajuda na produção de colágeno e você deve colocar no cardápio agora!

Inclua essa oleaginosa à sua dieta para usufruir dos benefícios para a sua pele e muito mais (Foto: Shutterstock)

A busca por alimentos que estimulam a produção de colágeno é uma tendência entre as pessoas que reconhecem a importância de uma dieta nutritiva visando a saúde da pele. 

Ainda que os suplementos de colágeno sejam bastante utilizados para aumentar o consumo dessa proteína essencial, algumas escolhas simples no dia a dia podem fazer toda a diferença.

É por isso que os especialistas indicam o consumo de nozes. Um dos pontos positivos, é que elas são muito fáceis de serem incorporadas ao cardápio, seja nos lanches ou nas refeições.

Conheça mais benefícios das nozes, além do colágeno

As nozes são ricas em antioxidantes, isso significa que ajudam a combater os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

A presença da vitamina E, do zinco e dos ácidos ômega-3 estimula a produção de colágeno, o que torna as nozes importantes fontes de nutrientes e aliadas no controle dos sinais de envelhecimento na pele.

Mas essas oleaginosas também desempenham um importante papel para a saúde geral, e não apenas na parte estética. Confira a seguir! 

Saúde cardiovascular:

O baixo teor de gorduras saturadas e a alta concentração de ômega-3 fazem com que essa oleaginosa ajude a controlar os lipídios no sangue, contribuindo para a redução do colesterol LDL (o colesterol "ruim").

Regulação do sono: 

Muita gente não sabe, mas até o sono pode ser beneficiado com o consumo regular de nozes graças a alta concentração de melatonina, hormônio responsável pela regulação do ciclo do sono.

Com o passar do tempo, esse nutriente produzido naturalmente pelo organismo reduz e por isso que incluir  alimentos ricos em melatonina pode ser uma boa estratégia a partir dos 40 anos.

Prevenção de doenças neurodegenerativas:

A presença de polifenóis tem uma importante ação anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo danos nas células do cérebro.

Isso contribui para o melhor funcionamento dos neurônios e protege o cérebro de compostos tóxicos, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Por serem ricas em ômega 3, as nozes também podem ser aliadas na melhora da capacidade de aprendizado, atenção e memória.

Saiba qual a quantidade de nozes pode ser consumida por dia 

As nozes são uma importante fonte de fibras, potássio, cálcio e proteínas. Adicioná-las ao cardápio no dia a dia poderá trazer muitos benefícios à sua saúde.

A nutricionista Patrícia Carvalho destaca em um artigo escrito para o MinhaVida que a noz possui diversos compostos que potencializam sua ação antioxidante.

"Melhoram o perfil inflamatório e agem contra o estresse oxidativo, como a inibição da oxidação do LDL-colesterol e certos mecanismos que podem levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer", afirma.

Segundo a especialista, as nozes contêm micronutrientes, como cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco, selênio e vitaminas B1, B3 e B6.

"É uma excelente fonte de manganês e fósforo, minerais muito importantes para o organismo. O consumo recomendado de nozes por dia é de 4 unidades, o que garante um bom percentual da quantidade necessária desses micronutrientes", garante.

Veja mais!

Entenda os riscos de comer nozes todos os dias: alimento tem inúmeros benefícios à saúde se consumido do jeito certo

Amêndoa, nozes ou pistache: qual é a nut com mais benefícios à saúde, segundo a ciência

Temas relacionados