O colágeno é uma proteína essencial para a manutenção da boa saúde e uma das principais razões pelas quais os especialistas recomendam incluir na dieta todos os tipos de alimentos ricos nesse composto. Seu consumo pode trazer diversos benefícios, mantendo a saúde das articulações e prevenindo a deterioração relacionada à idade.
Essa proteína também é essencial para a manutenção da elasticidade dos vasos sanguíneos e da saúde cardiovascular geral, além de ajudar na manutenção muscular e na síntese de proteínas para a recuperação muscular.
Com o aumento da busca por suplementos de colágeno, especialistas como o farmacêutico espanhol Sento Segarra (@sentosegarra) destacam a importância de enriquecer a dieta com sete alimentos com a maior concentração de colágeno.
Quais são os 7 alimentos mais ricos em colágeno
Dentre os sete alimentos ricos em colágeno destacados pelo farmacêutico está o caldo de ossos. Ele afirma que esse poderoso alimento é a melhor fonte dessa proteína. Além do caldo de ossos, ele cita mais seis opções de alimentos que merecem atenção especial:
- Frango, peixe e frutos do mar;
- Ovos ricos, por ser rico em glicina e prolina;
- Gelatina neutra de porco ou cordeiro;
- Carne bovina;
- Nozes, que contêm todos os aminoácidos que nosso corpo precisa para produzir colágeno;
- Muita fibra.
O caldo de osso é a melhor fonte de colágeno, diz especialista
O caldo de osso oferece muitos benefícios à saúde e bem-estar por ser rico em nutrientes, vitaminas e minerais. Ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde dos ossos e das articulações. Portanto, o caldo de pé de galinha também é uma ótima ideia para adicionar à alimentação.
O colágeno e a gelatina presentes nesse tipo de alimento ajudam a manter a elasticidade da pele e a estrutura dos tecidos, enquanto a gelatina contribui para o funcionamento das articulações e da digestão.
Segundo afirma o farmacêutico, o caldo de ossos é como um suplemento natural de proteínas e minerais. Para se obter as propriedades, o ideal é iniciar com um cozimento lento, permitindo a liberação de minerais e proteínas, como é o caso do colágeno, dos ossos para o caldo.
Essas alegações foram apoiadas por estudos como o publicado no ACS Journal of Agricultural and Food Chemistry e compartilhado pelo Institute of Agrochemistry and Food Technology.
A importância do colágeno na dieta, muito além da estética
O colágeno atua ligando e fortalecendo ossos, dentes, músculos, pele, articulações e tecidos, tem como principal função de proporcionar firmeza e força a esses tecidos. Com a passagem do tempo, a quantidade de colágeno no corpo diminui naturalmente, e esse processo pode ser mais acelerado se a dieta não fornecer os nutrientes necessários para sua produção.
Para que o corpo produza colágeno de forma eficaz, é necessário consumir uma quantidade adequada de aminoácidos obtidos de alimentos ricos em proteínas, mas o corpo precisa de vitamina C, zinco e cobre para apoiar a síntese dessa proteína.
Portanto, ainda que você utilize suplementos para aumentar os níveis de colágeno, manter uma dieta rica em colágeno é fundamental para preservar os níveis adequados.
E também é bom lembrar que certos alimentos podem prejudicar a produção de colágeno, como os ricos em açúcares e carboidratos refinados, conhecidos por causar inflamação e danificar o colágeno existente.
Veja mais!
Essa dieta é capaz de rejuvenescer a idade biológica em apenas dois meses, segundo estudo de Stanford
A fonte da juventude de Harvard: essa é a proteína (de múltiplos benefícios!) que as mulheres devem comer depois dos 50 anos para viver mais