A alimentação é um dos caminhos mais eficazes de se incorporar os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Conhecendo o poder dos alimentos, você pode ter uma dieta rica e equilibrada, aproveitando ao máximo as propriedades que cada um dos alimentos pode oferecer à saúde.
Não por acaso, os médicos e nutricionistas recomendam uma alimentação saudável baseada no consumo de frutas, legumes e verduras, acompanhadas de cereais e proteínas. No entanto, alguns grupos presentes nessa lista se destacam.
É o caso do peixe. Essa proteína conhecida por diversos benefícios à saúde é recomendada para consumo de 3 a 4 vezes por semana, em porções de 125 a 150 gramas. Uma boa estratégia para incorporá-lo mais vezes à sua dieta é preparando caldos enriquecidos. Confira a receita!
Conheça as propriedades medicinais do caldo de peixe
Graças ao alto teor de vitaminas A, D e B, o consumo regular de peixe cumpre uma função anti-inflamatória e antioxidante no organismo, como indica um artigo de Jesús Román, presidente da Sociedade Espanhola de Dietética (SEDCA).
Uma dieta rica nessa proteína - dentro das quantidades recomendadas -, é uma forma de reduzir o risco de formação de placas de ateroma (o primeiro passo no desenvolvimento da aterosclerose e do acidente vascular cerebral).
Alguns estudos apontam que o consumo de 2 a 4 porções de peixe por semana pode estar associado a um risco de 20 a 30% menor de doenças cardiovasculares.
O peixe também fornece cálcio, selênio, proteínas, vitamina D e ferro. Essas propriedades ajudam a promover a saúde do sistema ósseo e articular. "O peixe é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade. Este nutriente é altamente saciante e ajuda a regular o apetite", diz o artigo.
Segundo aponta o especialista no relatório, as populações que comem mais peixe têm hoje menos prevalência de algumas patologias crónicas como: obesidade, diabetes tipo II, certos tipos de câncer.
Como fazer uma receita fácil de caldo de peixe e gengibre
Se você deseja incorporar mais nutrientes ao seu cardápio, o caldo de peixe é uma ótima forma de aproveitar todos os benefícios dos ingredientes. Ao incluir outros sabores e texturas à sua receita, o seu caldo ainda ganha mais poder nutricional.
Quer potencializar o seu prato com sabor e nutrientes? Acrescente gengibre e batata! O gengibre é uma raiz antioxidante e anti-inflamatória que contém vitaminas, ácido fólico, magnésio, ferro e zinco.
Já a batata fornece vitamina C e potássio e é ideal para engrossar o caldo por causa do amido presente em sua composição.
Ingredientes:
- 1Kg de espinhas de peixe
- 5 litros de água
- 3 unidades de batata
- 50 gramas de gengibre
- Pimenta preta
- Louro
- Salsinha
Modo de preparo:
O primeiro passo é colocar todos os ingredientes em uma panela larga e funda com água fria. Acenda o fogo ao máximo. Conforme a temperatura da mistura for aumentando, vá retirando a espuma utilizando uma colher e descarte.
Após 1 hora de cozimento, ajuste o sal e a pimenta a gosto e desligue o fogo. Por fim, coe o caldo para limpá-lo. Deixe esfriar e guarde. O caldo por ser armazenado na geladeira por 3 dias e até 3 meses no freezer.
Veja mais!
Fruta esquecida é rica em potássio e ajuda a reduzir a glicose e a pressão arterial: aproveite seus benefícios à saúde
Combine esses ingredientes para fazer sopas e caldos nutritivos que vão te dar mais saúde e energia neste inverno!