A meteorologia já avisou: essa semana vai ser de muito frio em todo Brasil, mas principalmente no Sul, com chances de geadas e até neve! Durante esses dias, a gente sabe que a fome aumenta e, com ela, também cresce a vontade de comer receitas mais gordurosas e menos nutritivas. No entanto, para passar pelo inverno com bastante saúde e com a imunidade lá em cima, é necessário fazer escolhas alimentares mais equilibradas. Pensando nisso, o TudoGostoso vai te ensinar como combinar ingredientes para fazer sopas e caldos nutritivos e cheios de sabor para os dias frios. Confira!
Como fazer sopas e caldos nutritivos mas cheios de sabor: veja as dicas das nutricionistas
Muita gente peca na hora de preparar caldos e sopas no inverno por não colocar os ingredientes certos, não conseguindo montar um prato nutritivo. Por isso, é importante entender o que você precisa escolher para compor uma boa sopa. Segundo os nutricionistas, as sopas devem ter uma variedade de verduras, legumes, carboidratos complexos como arroz integral, quinoa, inhame e batata, e proteínas, claro. No entanto, é importante saber se você tem alguma restrição alimentar e adaptar o uso dos ingredientes.
Proteínas, carboidratos e vegetais
A sopa de legumes cremosa batida no liquidificador é uma excelente opção de jantar quentinho e reconfortante para os dias frios, e ela ainda pode ser incrementada com frango desfiado. Já a clássica canja de galinha também é uma ótima receita para saborear, desde que você escolha bons legumes para acrescentar. Tradicionalmente, ela é feita com frango, arroz, cenoura e batata, mas você pode adicionar ou substituir com chuchu, vagem, mandioquinha e batata-doce.
É importante acrescentar sempre uma fonte de proteínas nas sopas, como frango, músculo bovino, carne de soja e cogumelos. Combinado com os carboidratos, eles irão te dar bastante energia durante o dia, além de te deixar saciado por mais tempo. Aliás, a sensação de saciedade também se dá graças às fibras presentes nos vegetais que são usados nas sopas, então pode caprichar!
Ervas, temperos e especiarias
Se você acha que só as proteínas, carboidratos, legumes e verduras que apresentam benefícios para a sua alimentação, se engana! Os temperos que você utiliza no preparo das sopas e caldos são importantes não só para dar aquele sabor incrível, mas também são essenciais para a sua saúde.
O cheiro-verde, por exemplo, ajuda a diminuir o colesterol ruim e é cheio de antioxidantes que auxiliam na absorção de nutrientes como ferro e ácido fólico. Já o açafrão é uma verdadeira bomba de saúde, visto que ele possui propriedades anti-inflamatórias, é uma excelente fonte de vitamina C e B12, auxilia na digestão, previne crises de asmas e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
Gorduras boas para as sopas e caldos
É unânime entre os nutricionistas: na hora de fazer sopas e caldos, dê preferência ao azeite de oliva, que conta com inúmeros benefícios para a saúde. Para você ter noção, ele é rico em polifenois que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e diminuir as inflamações do organismo. A gente sabe que está muito caro, mas com sabedoria, você consegue usá-lo nas receitas e ainda fazer render bastante!
Seguindo essas dicas, você poderá fazer sopas e caldos para o jantar que são saborosas, nutritivas e que cabem na sua alimentação!
Veja mais:
Frente fria à vista: sopa de tomate nutritiva é a escolha perfeita para se aquecer com muito sabor