
O arroz com cúrcuma é conhecido pela sua cor amarelada e sabor levemente picante. (créditos: Shutterstock)
A cúrcuma é um tempero que confere um sabor e cor bem característico aos pratos. Também conhecido como açafrão-da-terra ou gengibre amarelo, o ingrediente possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que oferecem uma série de benefícios à saúde. Por isso, além de deixar as comidas mais gostosas, a cúrcuma torna as refeições mais nutritivas. O melhor de tudo é que ela combina com diversas receitas, principalmente molhos, arroz, ensopados e carnes.
Se você quer saber como utilizar esta especiaria nos seus pratos, mas não sabe por onde começar, o TudoGostoso separou uma receita de arroz com cúrcuma de dar água na boca. O preparo é fácil e deixa o acompanhamento com um gosto levemente picante. Confira.
Receita de arroz com cúrcuma: ingrediente traz um sabor e visual diferente ao prato
Ingredientes:
- 2 copos (americanos) de arroz
- 1/2 colher de cúrcuma
- 1 colher (sopa) de manteiga ou de azeite
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho amassados
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- O preparo do arroz com cúrcuma é bem simples. Ele segue o mesmo esquema da receita padrão, a única diferença está na inclusão do condimento. Por isso, comece lavando o arroz como de costume.
- Em uma caçarola, refogue o alho e a cebola na manteiga ou azeite. Em seguida, acrescente a cúrcuma.
- Por último, adicione o arroz e mexa bem até os grãos ficarem amarelados. Coloque a água fervente até dois dedos acima do nível do arroz e ajuste o sal. Tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Sirva em seguida.
Muito além do sabor: saiba as vantagens de preparar arroz com cúrcuma
A cúrcuma é um ingrediente que agrega um sabor mais picante às receitas. Entretanto, a maior vantagem de acrescentar o tempero no preparo dos pratos está na sua riqueza nutricional. O ingrediente possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e seus efeitos negativos no organismo. Além disso, a cúrcuma reduz as inflamações no corpo e fortalece o sistema imunológico.
A cúrcuma costuma ser bem aceito pela maioria das pessoas. Porém, quem tem histórico de problemas gastrointestinais, como gastrite e úlceras, deve consumir o condimento com moderação. Além disso, ela não deve ser utilizada por grávidas, lactantes ou crianças.
Veja também:
Benefícios do açafrão e da cúrcuma: descubra o bem que fazem para saúde
Erros na hora de fazer arroz: veja se você comete algum