• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da batata inglesa: o que acontece com o seu corpo de acordo com o modo de preparo (frita, assada, cozida ou ao vapor)

A batata é um tubérculo rico em fibras e carboidrato. Muitas vezes visto como vilão da saúde, o alimento oferece muitos benefícios quando preparado corretamente. 

Conheça os benefícios da batata e como consumir o alimento de maneira saudável. (créditos: Shutterstock)

A batata é um dos alimentos mais consumidos do mundo. O tubérculo faz parte de diversas receitas e pode ser encontrado em diferentes tipos. A mais popular de todas é, sem dúvidas, a batata inglesa, que na verdade é latina. Ela é nativa da América do Sul, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes, onde começou a ser cultivada há mais de sete mil anos.

Além de ser uma delícia, a batata inglesa também é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Mas você sabia que seu valor nutricional varia de acordo com o seu modo de preparo?

Conheça os benefícios da batata inglesa e qual a melhor maneira de consumi-la para aproveitar todos os seus nutrientes.

Benefícios da batata inglesa: alimento é uma importante fonte de fibras e carboidratos

A batata inglesa contém ótimas quantidades de fibras e amido resistente, dois nutrientes que auxiliam na digestão, facilitam o trânsito intestinal e controlam a glicemia. O tubérculo também é uma excelente fonte de vitaminas C e do complexo B e de minerais como potássio, magnésio, ferro, cálcio, manganês, zinco e fósforo.

Por conta do seu valor nutricional, o consumo de batata inglesa contribui para a saúde de diversas maneiras. Entre os principais benefícios do alimento, podemos destacar:

Controlar a glicemia: a batata é rica em amido resistente, um composto que controla o nível de açúcar no sangue, mantendo a glicemia sob controle. O nutriente também reduz a resistência à insulina, o que é muito benéfico para pessoas com diabetes.

É fonte de energia: a batata é fonte de carboidratos complexos, principal fonte de energia para o organismo. Por isso, muitos atletas ou pessoas que praticam atividades físicas gostam de comer batata, pois o alimento oferece mais disposição e melhora a performance durante os exercícios. O

Auxilia na saúde cardiovascular: a batata é fonte de vitamina B6, um nutriente que reduz a concentração de homocisteína no organismo, um aminoácido que danifica a parede das artérias. O composto também é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alivia azia e má digestão: a batata neutraliza a acidez do estômago e ajuda a aliviar incômodos como dor, azia e sensação de queimação. O alimento também possui muitas fibras e propriedades anti-inflamatórias que facilitam a digestão.

Deixa os ossos mais fortes: a batata contém potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para manter a estrutura óssea. Os antioxidantes do alimento também contribuem para a produção de colágeno, uma proteína que dá maior sustentação aos ossos.

Qual a maneira mais saudável de consumir batatas?

A batata é um alimento nutritivo, mas o método de preparo do alimento influencia diretamente no seu impacto na saúde. Portanto, priorize cozimentos saudáveis, ou seja, aqueles que não precisam de acréscimo de algum tipo de gordura. As batatas assadas e as cozidas a vapor, por exemplo, são sempre as melhores escolhas de consumo, pois são bem menos calóricas, já que não utilizam óleo durante o preparo. O cozimento a vapor também retém a maior parte das vitaminas e nutrientes do alimento.

Por outro lado, a batata frita é a opção menos saudável. Nesse tipo de preparo, o alimento tem contato direto com o óleo e, consequentemente, fica mais calórico. Só para você ter uma ideia, uma porção de 100g de batata cozida tem 52 calorias, enquanto a mesma quantidade frita tem cerca de 267 calorias - mais do que o triplo!

Batatas salteadas e coradas são saudáveis?

As batatas sauté - batatas cozidas e temperadas - não são a opção de consumo mais saudável, mas também não são tão prejudiciais quanto as fritas. Normalmente, elas são preparadas na manteiga que é menos calórica que o óleo de cozinha. Quando consumidas com moderação, podem sim fazer parte de uma alimentação equilibrada. Só fique atento a quantidade de gordura durante o preparo.

O mesmo vale para as batatas coradas. Se você adicionar muito óleo ou manteiga durante o preparo, o prato vai ficar mais calórico. Uma dica para deixar a receita mais leve e saudável é cozinhar as batatas no forno ou na airfryer. Você também pode consumir o alimento em preparos como o clássico purê de batata, o nhoque de batata, a batata gratinada e entre tantos outros pratos.

Mesmo com muitos benefícios, a batata deve ser consumida com moderação. Assim como acontece com a maioria dos alimentos, o excesso favorece o aumento de peso. A recomendação é consumir, no máximo, uma unidade por dia.

Veja também:

Quais são os benefícios do suco de batata inglesa com limão?
Você está cozinhando batata do jeito errado: aqui estão os segredos para uma batata na textura certa e saborosa

Temas relacionados