• Entrar
  • Cadastrar
Pare já de embrulhar batatas assadas em papel-alumínio

Esqueça esse utensílio, seu uso pode estar deixando a sua batata longe do ponto perfeito!

Veja por que o papel-alumínio NÃO deve ser usado para fazer batata no forno! (Crédito: Shutterstock)

Preparar uma batata assada no papel-alumínio é uma das formas mais comuns de fazer este tubérculo, sendo que muitos consideram que isso ajuda a assar mais rápido. Além disso, há o fato de que elas podem permanecer aquecidas por mais tempo depois de saírem do forno.

Mas será que esse é mesmo o melhor jeito de fazer a batata no forno? A dúvida é levada tão a sério que até a Comissão da Batata de Idaho (EUA), que representa os produtores de batata do estado americano, deu a sua opinião. Vamos entender!

“Embrulhar batatas para assar em papel-alumínio deveria ser proibido!”

Calma, não somos nós que estamos dizendo, mas sim a Comissão da Batata de Idaho. “Em primeiro lugar, a razão original pela qual os restaurantes fizeram isso foi para enfeitar a humilde batata e esconder quaisquer defeitos ou hematomas”, diz um artigo no site da Comissão.

Mas os motivos para você deixar de assar a batata no papel-alumínio vão além da aparência! “A batata contém cerca de 80% de água e 'prendê-la' em papel-alumínio, onde a umidade não consegue escapar, resulta em uma batata molhada”, fala a nota.

Além disso, você ainda corre o risco de assar demais, já que você não pode vê-la e nem sentir o seu cheiro adequadamente. Ou seja, o uso deste utensílio ainda pode resultar em uma casca marrom-escura com um gosto levemente queimado.

Além de não ser tão eficaz para acertar o ponto do preparo da batata, usar o papel-alumínio adiciona um custo extra totalmente desnecessário. Afinal, papel-alumínio não é exatamente barato e, se você faz uso dele com frequência, vai gastar mais do que precisa sem necessidade nenhuma.

Conclusão

Evite assar batata no papel-alumínio, essa é a conclusão! Além de não diminuir o tempo de cozimento, o uso de papel alumínio pode resultar em um interior de batata encharcado e com a casca molhada.

E tem mais! Uma dica dos especialistas para manter a sua batata mais fresquinha mesmo depois de pronta é, em vez de embrulhá-la em papel-alumínio, usar uma gaveta de aquecer pão, mais comum em cozinhas profissionais. Se não tiver, apenas use um gabinete à prova de calor para mantê-la fresca e suculenta!

Batata na air fryer: dicas para preparar com muito sabor e praticidade
Nunca mais as batatas vão desmanchar com esse truque de chef testado e aprovado!

Temas relacionados