• Entrar
  • Cadastrar
Nunca mais as batatas vão desmanchar com esse truque de chef testado e aprovado!

Ingrediente que você tem em casa vai salvar a sua receita e as batatas nunca mais vão se desafazer na panela.

Dica para não deixar a batata desmanchar ao cozinhar (Foto: Shutterstock)

Como evitar que as batatas desmanchem durante o cozimento, você sabe? Nada pior do que estar preparando uma receita com batatas sauté (ou salteadas) ou uma maionese de batata e de repente os pedaços começam a se desmanchar na panela.

Se isso já aconteceu com você - ou costuma acontecer - descubra o segredo de chefs para evitar esse imprevisto. Para quem conhece esse truque de cozinha, sabe que ele é infalível!

Basta recorrer a um ingrediente que você tem na cozinha e arrasar no preparo de batatas em casa, nunca mais elas vão desmanchar na panela. Aprenda a seguir!

Como evitar que a batata se desmanche?

Você certamente já ouviu falar no truque para deixar a batata frita mais crocante e garantir uma fritura perfeita. E quando o plano é preparar uma batata cozida ou salteada para acompanhar uma carne ou algum outro prato principal?

Se o seu receio é que a batata se desmanche ou esfarele, saiba que é possível evitar esse desastre. Você só precisa ter vinagre em casa. Esse é o ingrediente "milagroso" para impedir que a sua receita dos sonhos se transforme num pesadelo.

Por que é bom adicionar vinagre à batata no cozimento?

E de que forma o vinagre vai afetar a textura das batatas? Ao cozinhar as batatas - que têm benefícios ao serem consumidas com a casca -, seja para preparar um purê, batatas fritas ou assadas, uma das preocupações é que elas desmanchem com facilidade.

O ingrediente contribui para manter as batatas mais firmes devido à sua acidez. Por este motivo, elas continuarão com uma textura consistente durante o cozimento e não vão se desintegrar.

Vinagre evitar o escurecimento da batata

O vinagre não se limita a ajudar na manutenção da textura das batatas. Ao serem cortadas e descascadas, elas escurecem rapidamente por causa da oxidação. E ao adicionar o vinagre à água de imersão das batatas, é possível preservar a cor natural.

E vale ressaltar que o contato das batatas com o vinagre não vai alterar o sabor do alimento. Pelo contrário, o produto ajuda a realçar o sabor das batatas graças à sua acidez.

Qual a quantidade de vinagre deve ser adicionada à água da batata

Para tirar o melhor proveito desse truque, você só precisa encher uma tigela com água suficiente para cobrir as batatas. Em seguida, adicione uma colher de chá de vinagre para cada 4 batatas (pode ser o vinagre branco, de maçã ou de vinho branco).

Antes de cozinhar as batatas, deixe ela de molho na água com vinagre por 15 minutos. O ingrediente vai formar uma crosta fina por fora, responsável por manter a textura, durante o cozimento. Você nunca mais vai deixar que fazer esse técnica ao preparar batatas em casa.

Veja mais!

Desvendamos o segredo da batata frita crocante e sequinha.

Como cozinhar batata no micro-ondas: aprenda com o TudoGostoso.

Faça esse truque com a batata e acabe com o cheiro ruim da cozinha.

Temas relacionados