Muita gente não sabe, mas uma batata quando germina, ou seja, começa a dar origem a um novo broto, ainda pode ser ingerida. Mesmo que sua aparência fique um pouco diferente, se você seguir as dicas certas, vai poder usá-la em diversos tipos de receitas.
Riscos de ingerir batata germinada
Ainda que não tenha problema em ser consumida, a batata germinada produz muita solanina, uma substância tóxica natural que se acumula nos brotos e na casca do tubérculo. O consumo dessa substância pode causar dor de cabeça, náusea e dor de estômago, mas só se ingerida em grandes quantidades.
Como usar batatas germinadas nas receitas
Se você quer aproveitar sua batata germinada e não pretende jogá-la fora, você deve retirar os brotos e eventuais verdes que concentram a solanina com uma faca afiada e também remover a casca para se certificar de que não tem mais nenhum resíduo da toxina.
As batatas nesse estado são ótimas para refeições que exigem um longo cozimento, como sopas, minestrone, purê e ensopados.
Agora, outra boa dica é cortar a batata em pedaços, com cada um contendo pelo menos um broto, deixa-las secando por 24 a 48 horas para que não aprodeçam e, enfim, plantá-las em um novo vaso.
Veja mais
Ciência alerta: novo estudo associa batata frita e demência
Dia da batata frita: 6 produtos para fazer e celebrar a data