• Entrar
  • Cadastrar
As batatas permanecerão frescas por seis meses se seguir as dicas desse especialista em armazenamento de alimentos

Para duraram mais na cozinha, as batatas precisam ser guardadas corretamente. Será que você sabe como fazer isso?

Como guardar batatas do jeito certo? (Foto: Shutterstock)

As batatas estão entre os ingredientes mais comuns na mesa de muitos brasileiros: consumido diariamente por muitos e de diferentes formas e receitas, esse legume ganha mais vida útil se armazenado corretamente na sua casa.

Segundo uma especialista em armazenamento de alimentos, é possível ter batatas frescas por até seis meses. No entanto, é preciso parar de cometer um erro muito comum: colocá-las na geladeira.

Por que a batata não pode ficar na geladeira?

Para terem uma vida útil maior, as batatas devem ficar longe do ambiente frio e úmido da geladeira, pois isso pode fazer com que elas amoleçam ou até mesmo mofem mais rapidamente.

Colocá-las em bancadas também não é uma boa ideia: elas também precisam ser mantidas longe da luz solar, pois ela pode fazer com que as batatas desenvolvam manchas verdes e comecem a brotar. Isso não faz com que a batata apodreça, mas pode o sabor e a deixará extremamente amarga.

"Pare de armazenar suas batatas dessa forma. Como autora de um livro de receitas best-seller e desenvolvedora de receitas há quase 10 anos, testar diferentes métodos para que os alimentos durem mais tempo faz parte do meu trabalho”, afirmou Nikole Gonçalves, especialista em armazenamento de alimentos e fundador da Healthnut Nutrition ao jornal britânico “Express”.

Qual a melhor maneira de conservar batatas?

De acordo com Gonçalves, as batatas devem ser armazenadas em um local ameno com bastante circulação de ar. Portanto, o primeiro passo deve ser retirá-las da embalagem plástica original do supermercado.

"Guarde-as em um saco de papel pardo e mantenha-as em um local escuro e fresco que não seja a geladeira”, indicou a especialista. O saco plástico retém a umidade, o que pode fazer com que as batatas comecem a brotar. É melhor armazená-las em um recipiente arejado e aberto, como um saco de papel, mas também podem ser armazenadas em uma cesta ou saco de malha.

É melhor guardar as batatas em um armário, gabinete ou gaveta em sua casa, pois esse é um ambiente seco, longe da luz do sol e da umidade. Com a ventilação adequada e mantidas em temperaturas abaixo de 10°C, elas podem durar de dois a seis meses, indica a especialista.

Veja mais:

- Muffin de batata vira pizza com essa receita prática e com ingredientes simples;

- Ciência alerta: novo estudo associa batata frita e demência;

- Eliminar batata e mandioca da dieta é um crime nutricional, segundo novo estudo.

Temas relacionados