• Entrar
  • Cadastrar
Suas bananas ficarão amarelas e frescas por 26 dias com esse truque genial de armazenamento

Aprenda a guardar as bananas como um expert e dê adeus ao desperdício dessa fruta nutritiva e deliciosa!

Qual é a melhor forma de armazenar as bananas? Expert responde (Foto: Canva)

Ficar por dentro de qual é a melhor forma de armazenar determinados tipos de frutas e legumes é tão importante quanto inseri-los na alimentação. Afinal, não adianta comprá-los e acabar precisando jogá-los fora. As bananas estão na lista de ingredientes que podem confundir: ora amadurecem rápido demais e em um instante ficam marrons e moles, ora demoram para ficar maduras o suficiente.

Se as suas bananas não duram algumas semanas sem ficarem marrons, provavelmente você as está armazenando de forma errada. Especialista em armazenamento de alimentos, Amy Cross compartilhou um truque genial para evitar que as bananas fiquem marrons mesmo depois de 26 dias.

Truque de expert dispensa qualquer tipo de papel

Muitos dos truques de armazenamento de bananas envolvem o uso de filme plástico, papel alumínio ou um lenço úmido enrolado no caule para mantê-las frescas, mas esse método é diferente: basta colocar a banana em um pote de vidro fechado, sem retirar a casca.

"Essas são as bananas que comprei em 13 de março, cortei em três partes e coloquei em um pote, então elas têm 26 dias. Então, o objetivo de colocar as bananas no pote era ver se eu conseguiria fazer com que uma banana cortada durasse 12 horas e já se passaram 26 dias.", contou a autora em sua conta no TikTok.

De acordo com Cross, as bananas devem ser armazenadas a cerca de 12 graus, pois amadurecerão mais rapidamente se estiverem muito quentes. Um cômodo mais escuro sem luz solar direta é o ideal. Portanto, uma cozinha quente não é o melhor lugar para suas bananas. Confira o vídeo compartilhado pela autora abaixo:

Quando a banana fica preta pode comer?

Caso você tenha descoberto esse truque tarde demais e já esteja com bananas que tem a casca preta em casa, pode ficar tranquilo. Você pode comê-las sem medo.

“Frutas como banana, mamão e goiaba, originárias de clima mais tropical, têm menos tolerância. Não é uma regra, mas estas, quando expostas a temperaturas muito baixas, escurecem e podem perder parte das qualidades sensoriais. Na banana o efeito é muito visível: a casca fica escura”, disse o professor Eduardo Purgatto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP ao portal virtual do Centro de Pesquisa em Alimentos.

Veja mais:

- Quanto tempo o repolho pode ficar na geladeira?

- Banana empanada na airfryer: fruta fica uma delícia e é uma ótima opção de lanche saudável;

- Faz mal comer banana com febre? Esse médico especialista em nutrição responde

Temas relacionados