Em sua composição, o abacate tem diferentes tipos diferentes de vitaminas, incluindo vitamina C, E, A e ácido fólico. Entretanto, não é raro que, com eles em casa, acabam estragando sem serem consumidos: para muitas pessoas, é complicado acertar o tempo de consumo, para que o abacate esteja maduro o suficiente para ser consumido.
Além disso, depois de cortado, o abacate oxida rapidamente e fica imediatamente com uma cor marrom escura, quase preta. Isso não significa que o abacate está impróprio para consumo ou deve ser jogado fora, mas é extremamente desagradável e pouco apetitoso. Para evitar esse incômodo, um truque vem se popularizando na internet e é muito fácil de ser replicado em casa.
Originalmente publicada no grupo do Facebook Easy Delish Recipes, a dica permite o congelamento do abacate de um modo prático: assim, você terá frutas frescas por meses e sem risco de pedaços marrons.
Como ter abacates frescos por meses em questão de minutos?
Para começar, você vai precisar tirar a casca e o caroço do abacate - pode fazer com apenas um ou quantos tiver em casa. Em um recipiente, amasse a polpa da fruta e, com auxílio de uma colher pequena, faça bolas. Forre um tabuleiro com plástico filme ou papel manteiga e depois coloque-as no freezer por cerca de duas horas.
Ao retirar do congelador, vai perceber que as bolas de abacate estão consistentes e desgrudam facilmente do fundo. Divida-as em sacos herméticos de acordo com sua necessidade de consumo e volte com elas para o freezer.
Caso você goste de uma pitada ácida, pode adicionar ainda à mistura algumas gotas de suco de limão antes de levar o abacate amassado no freezer. O limão contribui para a preservação do abacate e multiplica os benefícios da fruta. Mas é importante lembrar: mesmo congelados, o abacate tem o prazo de consumo de três a seis meses.
Veja mais:
- O caroço do abacate rende um chá cheinho de benefícios: aprenda como fazer essa bebida deliciosa;
- Do romã à cereja: conheça as vantagens para saúde de 7 frutas clássicas da ceia!