
Com o método correto de congelamento, não vai faltar ervas frescas na sua cozinha pelos próximos seis meses (Foto: Shutterstock)
Você sabe como congelar ervas frescas? Recorrer ao freezer é uma forma de ter sempre esses ingredientes valiosos para dar sabor a diversas receitas e sem perder importantes nutrientes essenciais ao corpo.
Outro ponto importante no congelamento das ervas é que você evitará o desperdício. Como o tempo de vida na geladeira é curto, nem sempre dá tempo de utilizar todas as folhas e elas acabam estragando.
Confira algumas dicas bastante práticas e tenha sempre ingredientes verdinhos na sua geladeira, perfeitos para dar sabor aos pratos urgentes nos momentos de fome ou em meio à rotina corrida. Eles vão do congelador direto para a panela sem perder o sabor!
Como higienizar as ervas: antes de congelar, a higienização é necessária
Realizar a higienização das ervas é essencial antes do congelamento. E para fazer o passo a passo correto, a chef vegana Virna Paulino (@chefvirnapaulino) dá dicas essenciais desse processo.
- Lave bem as ervas em água corrente e deixe de molho por 15 minutos em uma mistura de água sanitária e água (1 colher de sopa para cada litro). "Mas atenção, a água sanitária que higieniza alimentos contém apenas hipoclorito de sódio e água. Os outros podem conter alvejante", explica a chef, orientando ler o rótulo antes do uso.
- Retire as ervas da água. As sujeiras ficarão no fundo da tigela. Volte a enxaguar em água corrente.
- Seque bem. "Você pode embalar as ervas num pano de prato limpo e segurar com uma mão em cada ponta, torcendo as pontas do pano", orienta. Mas também pode apenas deixar escorrendo e terminar de secar com papel-toalha ou, ainda, usar uma centrífuga de salada. "Seja qual for o método, as ervas devem estar realmente secas, sem vestígio de umidade", ressalta.
Cada erva tem um método diferente de congelamento
Qual é a forma certa de congelamento das ervas. Depende de qual planta você está congelando e das embalagens que está utilizando. Confira as dicas da especialista para cada tipo de erva.
Salsinha e cebolinha: pique bem essas ervas para serem congeladas picadinhas e guarde em potes com tampa. Na hora de usar, é só raspar com o garfo direto na sopa, no cozido ou no ensopado.
Também vale colocar em forminhas de gelo com um pouco de água. Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado. O cubo de erva vai direto para a panela quente.
Manjericão: Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (mas antes de fechar retire bem o ar do saco na hora de fechar). As folhas de manjericão vão do saco direto para o molho, por exemplo.
Outro jeito é picar e congelar na forma de gelo com azeite. Os cubinhos são meio caminho andado para o molho pesto.
Alecrim, tomilho e sálvia: Também vão picadas para a forma de gelo com azeite. E de lá, direto para a panela quente.
Veja mais!
Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar
Essa é a melhor maneira de congelar pimentões para comer o vegetal o ano todo