• Entrar
  • Cadastrar
Você sabia que o caroço do abacate rende um chá cheinho de benefícios? Saiba como fazer!

O abacate é uma fruta versátil que pode ser aproveitada de diversas maneiras, até mesmo o seu caroço pode ser aproveitado. Veja como fazer chá de caroço de abacate e os benefícios da bebida para a saúde. 

Conheça os benefícios do chá de caroço de abacate e dicas de preparo. (créditos: Shutterstock)

O abacate é uma das frutas mais nutritivas que existe. Fonte energia para o organismo, o abacate é rico em vitaminas e minerais, como zinco, cálcio e fósforo. No entanto, poucos sabem que, além da própria fruta, a semente do abacate também pode ser aproveitada de diversas formas. Inclusive, o caroço abriga a maior parte de antioxidantes e aminoácidos do fruto. Uma das melhores maneiras de aproveitar o caroço de abacate é fazendo um chá. A receita é simples e oferece inúmeros benefícios para a saúde. Saiba mais a seguir.

Benefícios do caroço de abacate

O caroço de abacate abriga cerca de 70% dos aminoácidos presentes na fruta. Rico em fibras e gorduras saudáveis, a semente tem propriedades antimicrobianas que contribuem para a saúde do trato intestinal. Por isso, receitas feitas com caroço de abacate são grandes aliadas no tratamento de infecções intestinais e quadros de diarreia provocados por parasitas. O ingrediente ainda possui ação anti-inflamatória, diurética, analgésica e ajuda na prevenção de doenças que atingem as articulações, como artrite e artrose.

O caroço de abacate também concentra a maior parte dos antioxidantes da fruta. Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, moléculas tóxicas que destroem as células do corpo e causam uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, enfraquecimento do sistema imunológico e envelhecimento precoce.

Como fazer chá de caroço de abacate

O chá de caroço é indicado para tratar inflamações no trato intestinal, gripes e dores nos músculos e articulações. A receita é fácil e fica pronta em 10 minutos. Tudo o que você precisa é do caroço e 2 xícaras de água. Veja a seguir como preparar o chá de caroço de abacate:

  1. Remova a casca do caroço e corte a semente em pedaços pequenos.
  2. Coloque os pedaços em uma panela com água e deixe ferver em fogo médio por, aproximadamente, 10 minutos.
  3. Use um coador para separar os pedaços de semente do líquido.
  4. Seu chá está pronto.

O chá de caroço de abacate pode ser consumido quente ou gelado. Você também tem a opção de adicionar sabores extras, como limão, gengibre, mel, açúcar ou adoçante. A escolha é sua.

Chá de caroço de abacate pode ser consumido todos os dias?

Sim, o chá de caroço de abacate pode ser consumido todos os dias. Por conta das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a bebida é uma escolha saudável para a rotina diária.

Mesmo com muitos benefícios, o consumo do chá de caroço de abacate deve ser feito com moderação. Por ser uma bebida diurética, o chá intensifica o fluxo urinário e auxilia na perda de peso. O problema é que o excesso de chá pode causar desequilíbrios no metabolismo e até perdas nutricionais. Além disso, métodos de emagrecimento só devem ser adotados com acompanhamento profissional, respeitando as condições do seu corpo.

Veja também:

Avocado é abacate? Descubra a diferença entre os frutos e veja como preparar o avocado

Receitas com abacate que vão muito além de vitamina e guacamole! Confira 24 pratos doces e salgados com a fruta

Gosta de abacate? Então passe a AMÁ-LO ao saber todos os benefícios da fruta

Temas relacionados