Apostar nas marmitas congeladas é uma ótima forma de melhorar a alimentação no dia a dia, principalmente para quem tem uma rotina corrida e não tem tempo na semana para preparar suas refeições na hora.
Além de conseguir uma alimentação mais equilibrada e cheia de nutrientes, apostar nas marmitas vai facilitar a sua vida e te ajudar a economizar muito dinheiro. Afinal, se você trabalha fora, por exemplo, vai reduzir muito as idas a restaurantes, onde há chances de comer alimentos piores (e gastando mais).
Se você já é adepto das marmitas, saiba que algumas dicas são essenciais para obter refeições mais saborosas. A médica @luannetrport ensinou algumas técnicas em seu TikTok, vem ver!
Como congelar as marmitas corretamente?
Já acontece com você de ir descongelar a marmita no micro-ondas e ela se encher de água? Isso é comum de acontecer, sobretudo se você não fizer o passo a passo correto de congelamento. Por isso, a especialista separou duas dicas muito simples para evitar isso.
1. Espere esfriar
Antes de fechar as marmitas, você precisa esperar a comida esfriar e o vapor sair. Isso evita que o vapor fique acumulado dentro do recipiente, o que fará com que vire água na hora que você for esquentar, deixando sua marmita “empapada”.
2. Escolha bem os alimentos
Congele os alimentos corretos: não adianta encher a marmita de alimentos muito aquosos, como pepino, chuchu e outros legumes cheios de água, pois a água vai ficar dentro do recipiente e vai deixar todos os outros alimentos úmidos na hora que esquentar.
Esses pequenos errinhos podem deixar sua marmita com uma consistência pior, cheia de água no fundo. Em vez disso, prefira alimentos secos para compor sua refeição!
Acerte na sua marmita!
Não deixe a marmita descongelar em temperatura ambiente para evitar o risco de contaminação. A maneira correta de fazer isso é deixando na geladeira na noite anterior, então a refeição estará pronta para ser aquecida no banho-maria ou micro-ondas na hora do almoço.
Caso não tenha tempo de descongelar na geladeira, é possível levar a marmita congelada diretamente para o micro-ondas. Nesse caso, apenas considere uns minutos a mais até que a comida fique totalmente quente.
Outras dicas para uma boa marmita congelada incluem:
- Separe um dia da semana para fazer marmitas congeladas, já que boa organização é essencial para uma boa alimentação
- Organize os ingredientes do cardápio: estipule três ou quatro pratos que sejam fáceis de fazer e anote os ingredientes que cada um deles leva, montando suas marmitas de forma equilibrada nutricionalmente
- Cuidado com alimentos que não podem ser congelados: um exemplo são os laticínios como creme de leite e iogurte, que acabam ficando com consistência diferente ao descongelar. Ovo também não fica legal, então evite congelá-lo!
- Cozinhe os alimentos ao dente: tanto descongelar no micro-ondas quanto no banho-maria vai cozinhar um pouco os alimentos, por isso é melhor que estejam al dente
- Use embalagens próprias para freezer: dê preferência para potes de vidro ou embalagens próprias para freezer
Viu como é fácil ter marmitas congeladas mais gostosas para a sua rotina? Siga essas dicas e torne suas refeições mais nutritivas e práticas!
Como fazer sanduíche natural sem maionese para o verão: 4 formas econômicas e deliciosas
Almoço saudável: 6 trocas inteligentes para ter uma alimentação melhor