• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se eu comer batata todo dia? É assim que o corpo reage quando você ingere o alimento com frequência

As batatas são uma excelente fonte de nutrientes e carboidratos complexos. Mas será que elas podem ser incluídas na nossa alimentação diária? O TudoGostoso tem a resposta sobre essa questão. 

Batata-inglesa é um alimento popular que pode ser consumido de diferentes formas. (créditos: Shutterstock)

A batata é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Ela pode ser consumida de diversas maneiras: assada, cozida, gratinada, em forma de purê ou frita. Além de ser uma delícia, o tubérculo também é fonte de diversos nutrientes, como potássio, fósforo e cálcio. Porém, muitas pessoas ficam com receio de comer batata todos os dias com receio de que ela favoreça o ganho de peso. Afinal, mesmo sendo considerada um alimento saudável, a batata é rica em carboidratos.

Para que não reste dúvidas quanto a esse assunto, o TudoGostoso foi procurar saber o que acontece com o corpo quando comemos batata todos os dias. Confira!

Pode comer batata todos os dias?

Não há problema nenhum em comer batata todos os dias, desde que o consumo seja feito com moderação. A batata é uma excelente fonte de nutrientes como carboidratos complexos, fibras, vitaminas (vitamina C e vitaminas do complexo B) e minerais ( potássio e manganês). Portanto, ela pode fazer parte da sua alimentação diária.

Em relação aos carboidratos da batata, pode ficar tranquilo porque eles não são prejudiciais à saúde. Os carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta, resultando em uma liberação gradual de glicose na corrente sanguínea. Dessa forma, eles fornecem energia por muito mais tempo e ainda promovem a saciedade, o que ajuda no controle do peso.

Já as fibras da batata são ótimas para a digestão. Elas contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal e previnem a prisão de ventre. Além disso, as fibras solúveis têm sido associadas a benefícios para a saúde cardiovascular, incluindo o controle nos níveis de colesterol total e redução do LDL (o "colesterol ruim").

Quantas batatas você pode comer por dia?

Comer batata todo dia não faz mal à saúde, mas o excesso sim. Embora seja uma escolha alimentar saudável, comer muitas batatas favorece o aumento de peso, assim como acontece com a maioria dos alimentos. O ideal é consumir, no máximo, uma unidade por dia.

O método de preparo da batata também influencia no seu valor nutricional. Batatas fritas, por exemplo, têm um teor calórico alto devido à adição de óleo. Se você quer incluir o alimento na sua dieta de uma maneira mais saudável, dê preferência a versão cozida a vapor ou assada. Isso ajuda a manter a qualidade nutricional da batata e evita adições desnecessárias de gorduras e calorias.

Sempre que for comer batatas, procure incluir outras fontes de nutrientes no seu prato. Por exemplo, adicione proteínas magras, vegetais e gorduras saudáveis para deixar a sua refeição mais equilibrada e nutritiva. Ao contrário do que muitos acreditam, não há nenhum problema em comer batata com arroz. Você pode misturar os carboidratos, desde que em quantidades moderadas.

Veja também:

Batata ou batata-doce: qual é a mais saudável? Nutricionista responde
Você está cozinhando batata do jeito errado: aqui estão os segredos para uma batata na textura certa e saborosa

Temas relacionados