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Batata ou batata-doce: qual é a mais saudável? Nutricionista responde

Batata e batata-doce são dois alimentos que parecem semelhantes, mas têm gostos e benefícios bastante diferentes. Descubra qual é a melhor escolha para sua saúde. 

Conheça os benefícios da batata-doce e da batata comum e saiba qual alimento é mais saudável. (créditos: Shutterstock)

A batata e a batata-doce são dois alimentos com nomes parecidos, mas que, na verdade, são bem diferentes. Primeiro que os dois vegetais vêm de famílias de plantas distintas. Enquanto a batata-doce é uma raiz, a batata comum é um tubérculo. Além disso, elas também se diferem na aparência, sabor e quantidade de calorias.

Porém, existe uma coisa que as duas têm em comum: ambas são muito nutritivas. Mas você sabe dizer qual a mais saudável? A nutricionista Stéphanie Drieu analisou os benefícios de cada uma para descobrir quem ganha esse embate.

Benefícios da batata-doce

A batata-doce é um alimento rico em fibras. Por isso, seu consumo promove a saúde digestiva, ajuda no funcionamento regular do intestino e combate a constipação. Ela também possui bastante carboidratos complexos, que têm baixo índice glicêmico e regulam os níveis de açúcar no sangue.

A batata-doce ainda é fonte de poderosos antioxidantes, como betacaroteno e as vitaminas C e E. Os três compostos combatem os radicais livres no corpo e fortalecem o sistema imunológico.

Benefícios da batata comum

A batata comum - popularmente conhecida como batata-inglesa - também é uma excelente fonte de carboidratos complexos. Ela também contém uma boa quantidade de fibras, embora menos que a batata-doce. Por outro lado, ela possui uma variedade maior de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina B6, potássio, manganês e folato.

Uma das maiores vantagens da batata comum é a sua versatilidade. Ela pode ser preparada de várias maneiras, como assada, cozida, frita ou purê. Ela também é pobre em gorduras e calorias, o que a torna uma opção saudável para aqueles que buscam controlar a ingestão calórica.

Batata-doce vs batata comum: quem vence a batalha de alimentos mais saudável?

Do ponto de vista nutricional, a batata-doce é mais saudável. De acordo com a nutricionista, ela oferece mais benefícios à saúde devido ao alto teor de fibras e baixo índice glicêmico. Entretanto, ela é mais calórica que a batata comum, ou seja, seu consumo deve ser moderado.

A batata, por sua vez, se destaca na quantidade de potássio e vitamina B6. Assim, o alimento também é considerado altamente nutritivo. Por ter menos calorias que outros tipos de tubérculos, a batata também é uma grande aliada em dietas de emagrecimento.

Como consumir batata doce ou batata comum de uma forma saudável?

Em resumo, tanto a batata-doce quando a comum são ótimas saudáveis dentro de uma dieta balanceada. Entretanto, seu valor nutricional varia de acordo pelos métodos de preparação. A batata quando transformada em fritura fica bastante calórica. O mesmo vale quando o alimento é preparado com óleo, manteiga ou adição de açúcar.

A melhor maneira de consumir os dois alimentos é cozinhá-los a vapor ou assadas no forno. Você também pode prepará-las na airfryer, que é uma opção de fritura menos gordurosa que não usa nenhum tipo de gordura durante o cozimento. Você pode colocar isso em prática com essa receita de batata frita na airfryer. Ela fica sequinha e menos calórica.

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