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Qual a melhor batata para comer: inglesa, baroa ou batata-doce? Nutricionista responde e cita o inhame

Saiba quais são as batatas que oferecem melhores benefícios para a saúde e conheça ainda o poder do inhame.

Descubra quais são os tipos de batatas mais saudáveis para a dieta (Fotos: Freepik e Shutterstock)

As batatas são uma opção versátil nas refeições do dia a dia. O preparo em casa possibilita muitas variações, desde as batatas fritas, assadas, cozidas, purê, recheadas, como acompanhamentos e como prato principal. Não faltam receitas e dicas no site TudoGostoso para o melhor aproveitamento desse alimento que é queridinho na mesa dos brasileiros.

Mas não são apenas as receitas que podem variar. Os tipos de batatas também fazer toda a diferença no seu prato, você sabia? Embora o sabor e a textura tenham algumas características próprias, os nutrientes presentes em cada um dos alimentos se diferenciam.

A nutricionista Patrícia Augstroze (@patinutri) destaca alguns detalhes de cada batata, incluindo ainda o inhame, e explica quais são as melhores opções para a saúde. Descubra!

Qual é a melhor batata para comer? Saiba as diferenças e os nutrientes de cada tipo

A batata-baroa tem muitos benefícios para a saúde é ótima opção para receitas cremosas e até nhoque. A batata-doce pode aparecer em inúmeras receitas e sempre será uma opção saborosa.

O inhame é um tubérculo muito nutritivo e pode aparecer em preparos substituindo a batata inglesa, com a garantia de potencializar os fatores benéficos para o organismo.

Com essas dicas, já dá para ter uma noção de que algumas trocas são eficazes para deixar a sua alimentação mais saudável. Para a nutricionista Patrícia Augstroze, a batata inglesa pode ser substituídas por opções "mais interessantes".

"Além do índice glicêmico menor e maior quantidade de fibras, as opções que sugiro abaixo, agregam mais nutrientes ao nosso dia a dia", explica ela. Confira a seguir!

  • Batata-Baroa ou Mandioquinha: "Lotada de vitamina A, essencial para a saúde da pele e dos olhos";

  • Batata-Doce: "Contém carotenóides, que atuam como antioxidantes e contribuem para o sistema imunológico";

  • Inhame: "É rico em vitaminas do complexo B e minerais como potássio, magnésio e ferro, agregando demais à saúde."


"Ao optar por essas alternativas, você não apenas reduzirá o impacto glicêmico em suas refeições, mas também adicionará uma dose extra de fibras e nutrientes essenciais à sua dieta", acrescenta a especialista.

Para quem deseja alcançar um estilo de vida mais saudável, algumas trocas no dia a dia podem valer a pena para a sua saúde. "É fazer escolhas conscientes e nutrir o corpo da melhor forma possível sempre", aconselha ela.

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