• Entrar
  • Cadastrar
Cebola branca ou cebola roxa: qual é a mais saudável? Nutricionista responde

Qual destes dois tipos de cebola é mais vantajoso para saúde? Resposta é revelada por nutricionista e estudo!

Cebola roxa ou cebola branca: qual delas é mais saudável? (Foto: Shutterstock)

A cebola está entre as hortaliças mais usadas em receitas, ora como parte fundamental do tempero, ora como protagonista do prato. Apesar dessa popularidade, poucos sabem que os diferentes tipos de cebola, além de adicionarem sabor e aroma distintivos a uma variedade de pratos, também oferecem diferentes perfis nutricionais.

Ambas são ricas em benefícios, apresentando vitaminas, minerais e outros compostos muito saudáveis. Mas será que uma delas pode ser considerada mais saudável?

"As duas possuem nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre, manganês, vitaminas do complexo B e vitamina C. Possuem adenosina, substância que ajuda a elevar o HDL (colesterol bom). Porém, a cebola roxa tem um "algo a mais"... Como ela tem a coloração avermelhada possui antocianina, um flavonóide que atua como antioxidante, melhora nosso sistema imunológico e combate os radicais livres”, explica a nutricionista Camila Teles.

Cebola branca: entenda os benefícios

A cebola branca, conhecida por sua polpa mais neutra e suave, é uma excelente fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.

Além disso, a cebola branca contém uma quantidade significativa de vitamina B6, essencial para o metabolismo adequado de proteínas, carboidratos e gorduras. Outro nutriente presente na cebola branca é o potássio, importante para a função muscular e para manter a pressão arterial sob controle.

Estudo aponta cebola roxa como mais eficaz contra o câncer

A cebola roxa é mais calórica do que a branca - a cada 100g são em média 39kcal, quando a outra apresenta 20kcal na mesma porção. Entretanto, por ser uma excelente fonte de compostos antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, responsáveis pela sua pigmentação roxa, ela vem sendo amplamente estudada no combate a diferentes doenças.

Esses antioxidantes têm sido associados à redução do risco de doenças cardiovasculares, inflamação e até mesmo certos tipos de câncer. Além disso, a cebola roxa é uma boa fonte de quercetina, um flavonoide que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e combater a inflamação no corpo.

Um estudo de 2017 publicado na Food Research International descobriu que as cebolas vermelhas eram mais eficazes em matar células de câncer humano em comparação com outras cebolas, graças aos seus níveis mais altos de antioxidantes quercetina e antocianina.

"A antocianina é fundamental para dar cor às frutas e aos vegetais, portanto, faz sentido que as cebolas vermelhas, que têm a cor mais escura, tenham o maior poder de combate ao câncer", revelou o autor do estudo, Suresh Neethirajan, à revista “Woman’s Health”.

Portanto, os dois tipos de cebola são benéficos à saúde e oferecem amplas propriedades nutricionais, mas a cebola roxa é ainda mais poderosa no comparativo. Sabia dessa diferença? No TudoGostoso, você acompanha novidades sobre nutrição, alimentação saudável e várias receitas.

Veja mais:

- Cebola não se guarda na geladeira! Entenda os motivos e como armazenar do jeito certo;

- Cebola tem insulina? Descubra se quem tem diabetes pode comer o vegetal.

Temas relacionados