• Entrar
  • Cadastrar
Cebola caramelizada dá toque de chef a pratos e acompanhamentos e é assim que os profissionais fazem, fica uma delícia!

Vem aprender como fazer cebola caramelizada perfeita usando técnicas práticas de chefs! 

A cebola caramelizada é o acompanhamento perfeito para qualquer prato; vem aprender como fazer! (Créditos: Shutterstock)

Quem por aí não adora um bife acebolado? Ou aquele filé de frango grelhado com cebola caramelizada? Pode parecer bobagem, mas apenas acrescentar esse preparo na refeição já dá uma cara nova e outro sabor. Por isso, é importante saber como fazê-la do jeito certo para garantir um prato maravilhoso. Hoje, o TudoGostoso vai ensinar como fazer cebola caramelizada igual de chef de restaurante. Vem aprender!

Como fazer cebola caramelizada igual à de um chef: veja as dicas para não errar no preparo!

A cebola caramelizada parece ser um prato superfácil de fazer, principalmente porque precisa de pouquíssimos ingredientes: cebola, sal e gordura. Porém, é preciso ter técnica e paciência para que ela fique perfeita, tanto no sabor quanto na consistência. Para isso, vem seguir essas dicas!

Escolha a cebola

É claro que a cebola caramelizada pode ser feita com diferentes tipos, mas a mais fácil e rápida de preparar é a branca. Escolha uma cebola que a casca esteja bem lisa e brilhante, e que seja de um bom tamanho. Se você deseja fazer em grande quantidade, compre mais de uma, viu? Depois que ela murcha, ela rende bem pouco.

Cortando a cebola

A gente sabe como é sofrido cortar cebola, ainda mais se ela estiver um pouco mais ácida. Para não chorar cortando cebola, existem algumas técnicas que você precisa seguir. A mais importante de todas é usar uma faca bem afiada, nada de faca cega. Assim, ela desliza pela cebola sem amassar e sem liberar os sucos. Outra técnica é cortar seguindo as fibras dela.

No caso da cebola caramelizada, o corte mais popular é o meia-lua, no qual você corta uma cebola ao meio e depois fatia. Para que ela fique perfeita, corte em fatias não muito finas.

Cozinhando a cebola caramelizada

Para começar, pegue uma boa frigideira. Adicione um pouco da gordura de sua preferência, podendo ser manteiga, azeite ou óleo. Já entre com a cebola cortada e, com ajuda de uma espátula vá cozinhando. Até dar uma leve murchada. Acrescente o sal e siga cozinhando.

É preciso ter paciência, porque a cebola caramelizada demora um pouco para ficar perfeita. Depois que adicionar o sal, ela soltará bastante água. Quando secar, vá pingando mais água aos poucos, misturando e cozinhando. Não se preocupe se começar a ficar levemente queimada, apenas use a água para desgrudar o fundinho que garante o caramelizado perfeito.

Colocar açúcar ou não na cebola caramelizada?

Adicionar açúcar na cebola caramelizada é um tópico polêmico. Alguns chefs são contra, mas outros dizem que vai do gosto da pessoa. Se você gosta dela mais adocicada, adicione um pouco de açúcar. Mas é só um pouco, viu? Polvilhado, como se fosse sal, não é para virar um caramelo.

Veja mais:

Comprou cebola demais? Essa dica de milhões vai te ensinar como conservar o ingrediente por meses!

Temas relacionados