• Entrar
  • Cadastrar
Estou obcecada por essa farofa de cebola caramelizada que aprendi com um chef

Depois que você aprender a preparar essa farofa de cebola caramelizada superprática, nunca mais vai faltar esse prato na sua casa 

Chef Gabriel Frazão ensina a sua receita de farofa de cebola caramelizada (Foto: reprodução @frazaocozinha)

Se você não perde a oportunidade de aprender receitas práticas com o sabor de prato de restaurante, não deixe de testar essa farofa de cebola caramelizada na sua casa. Além de ser muito simples e rápida de preparar, ela é maravilhosa!

Para quem é fã de cebola, mas já testou reproduzir a cebola do Outback na airfryer, que tal descobrir novas receitas e variar o cardápio?

O chef Gabriel Frazão (@frazaocozinha), responsável por abrir o segredo da sua farofa de cebola caramelizada (com açúcar mascavo), garante: "Você vai passar a olhar com desdém pra farofa pronta! Tenho certeza."

Saiba como fazer uma farofa de cebola caramelizada com receita de chef

Chegou a hora de dar uma pausa nas farofas prontas incrementadas com ingredientes caseiros e preparar uma receita 100% caseira. E o melhor é que essas dicas são do especialista culinário Gabriel Frazão.

Para começar, um conselho importante do chef sobre a proporção: "Para cada xícara de farinha de mandioca, você vai usar 4 cebolas médias e 1/2 xícara de azeite ou manteiga."

  • Antes de começar a cortar a cebola, já deixe a panela de fundo grosso esquentando no fogo. Em seguida, corte as cebolas com as técnicas ensinadas pelo chef.

  • Jogue o azeite na panela que está aquecida no fogão. O chef cita "chorinho" de azeite e faz referência ao alto preço do produto, mas a quantidade usada por ele praticamente cobre toda a base da panela.

  • Adicione a cebola picada na panela com azeite. "Parece bastante cebola, mas ela vai murchar bastante, vai perder bastante líquido", alerta.

  • Coloque um pouco de sal e siga misturando bem. Em seguida, acrescente o açúcar mascavo: "Só um pouco, mas pode ser o açúcar comum também. O açúcar mascavo vai ajudar a dar uma cor."

  • Quando a cebola estiver dourada, é o momento de incluir a farinha de mandioca. "Eu gosto da farinha de mandioca fina e crua", acrescenta.

  • Basta tostar a farinha na panela com os demais ingredientes. Você pode adicionar um pouco mais de azeite (ou manteiga) para deixar a farofa mais molhadinha e misturar bem.


Por fim, é só saborear a sua receita e complementar nos pratos que desejar. O resultado é maravilhoso e você nunca mais vai deixar ninguém preparar a farofa nos eventos de família.

Veja mais!

Como fazer cebola caramelizada: confira a técnica com o TudoGostoso

Pode comer farinha de mandioca todos os dias? Descubra benefícios e como incluir na dieta

Temas relacionados