• Entrar
  • Cadastrar
Estou obcecada por essa farofa de cebola caramelizada que aprendi com um chef

Depois que você aprender a preparar essa farofa de cebola caramelizada superprática, nunca mais vai faltar esse prato na sua casa 

Estou obcecada por essa farofa de cebola caramelizada que aprendi com um chef

Chef Gabriel Frazão ensina a sua receita de farofa de cebola caramelizada (Foto: reprodução @frazaocozinha)

Se você não perde a oportunidade de aprender receitas práticas com o sabor de prato de restaurante, não deixe de testar essa farofa de cebola caramelizada na sua casa. Além de ser muito simples e rápida de preparar, ela é maravilhosa!

Para quem é fã de cebola, mas já testou reproduzir a cebola do Outback na airfryer, que tal descobrir novas receitas e variar o cardápio?

O chef Gabriel Frazão (@frazaocozinha), responsável por abrir o segredo da sua farofa de cebola caramelizada (com açúcar mascavo), garante: "Você vai passar a olhar com desdém pra farofa pronta! Tenho certeza."

Saiba como fazer uma farofa de cebola caramelizada com receita de chef

Chegou a hora de dar uma pausa nas farofas prontas incrementadas com ingredientes caseiros e preparar uma receita 100% caseira. E o melhor é que essas dicas são do especialista culinário Gabriel Frazão.

Para começar, um conselho importante do chef sobre a proporção: "Para cada xícara de farinha de mandioca, você vai usar 4 cebolas médias e 1/2 xícara de azeite ou manteiga."

  • Antes de começar a cortar a cebola, já deixe a panela de fundo grosso esquentando no fogo. Em seguida, corte as cebolas com as técnicas ensinadas pelo chef.

  • Jogue o azeite na panela que está aquecida no fogão. O chef cita "chorinho" de azeite e faz referência ao alto preço do produto, mas a quantidade usada por ele praticamente cobre toda a base da panela.

  • Adicione a cebola picada na panela com azeite. "Parece bastante cebola, mas ela vai murchar bastante, vai perder bastante líquido", alerta.

  • Coloque um pouco de sal e siga misturando bem. Em seguida, acrescente o açúcar mascavo: "Só um pouco, mas pode ser o açúcar comum também. O açúcar mascavo vai ajudar a dar uma cor."

  • Quando a cebola estiver dourada, é o momento de incluir a farinha de mandioca. "Eu gosto da farinha de mandioca fina e crua", acrescenta.

  • Basta tostar a farinha na panela com os demais ingredientes. Você pode adicionar um pouco mais de azeite (ou manteiga) para deixar a farofa mais molhadinha e misturar bem.


Por fim, é só saborear a sua receita e complementar nos pratos que desejar. O resultado é maravilhoso e você nunca mais vai deixar ninguém preparar a farofa nos eventos de família.

Veja mais!

Como fazer cebola caramelizada: confira a técnica com o TudoGostoso

Pode comer farinha de mandioca todos os dias? Descubra benefícios e como incluir na dieta

Temas relacionados