Talvez você se surpreenda com essa notícia, mas cebola caramelada e cebola caramelizada não são a mesma coisa (pausa dramática). Você já deve ter fritado a cebola e deixado ela reduzir no açúcar ou no mel para usar em sanduíches, como em um hambúrguer com cebola caramelizada.
Porém, é preciso ter atenção aos termos e à forma de preparo, porque existem duas formas distintas de reduzir a cebola no fogo: a forma caramelizada e a forma caramelada. Vem entender a explicação com a gente!
Diferença entre cebola caramelizada e caramelada
É isso mesmo que você leu: cebola caramelada e caramelizada não são a mesma coisa. Para entender bem, a gente recorreu à explicação do chef Fábio Mattos, que explicou em sua conta no TikTok o que significa cada forma de preparo.
Cebola caramelizada
A cebola caramelizada usa o próprio açúcar da cebola na redução. Ou seja, na hora de refogar a cebola você só deve usar algum tipo de gordura, como azeite ou manteiga, para atingir o ponto correto - e nada mais do que isso.
Segundo o chef, o próprio cozimento da cebola vai reduzir a quantidade de água do vegetal e fazer com que ela fique adocicada, já que ela tem açúcares naturais presentes em sua composição.
A cebola caramelizada é preparada cozinhando lentamente as cebolas em fogo baixo, com um pouco de óleo ou manteiga, por cerca de 20 a 45 minutos, resultando em cebolas macias, douradas e com um sabor doce e profundo.
Cebola caramelada
A cebola caramelada é aquela feita com algum açúcar adicionado, que pode ser açúcar comum, açúcar mascavo ou até mel. Esse processo vai deixá-la mais doce do que a versão anterior, dando um toque diferenciado ao preparo, como um sanduíche.
Além da adição de açúcar, vinagre ou água também podem ser usados para acelerar o processo de caramelização. Nesse caso, as cebolas são cozidas mais rapidamente e o açúcar adicionado ajuda a criar uma caramelização mais intensa e rápida, resultando em cebolas doces e brilhantes em menos tempo.
Conclusão
Ambos os métodos realçam a doçura das cebolas, mas o primeiro é um processo natural e lento, enquanto o segundo é mais rápido e pode resultar em um sabor mais açucarado.
A cebola caramelizada é muito usada em sanduíches, hambúrgueres, pizzas, massas, sopas, quiches e pratos de carne, adicionando profundidade de sabor. As cebolas caramelizadas são macias, com uma textura aveludada e um sabor complexo, doce e umami.
Já as carameladas são ideais para pratos em que se deseja um sabor doce mais acentuado, como em pratos asiáticos, molhos, chutneys, acompanhamentos para carnes e saladas. Elas tendem a ser mais pegajosas e brilhantes devido ao açúcar adicional, com um sabor mais doce e menos complexo.
Dicas econômicas e truques de chef famoso para comer bem gastando menos: "Uma comida deliciosa não precisa estourar o orçamento"
Como cozinhar bem? 6 dicas práticas para se tornar um verdadeiro chef sem sufoco