O caramelo pode dar um toque especial para qualquer sobremesa, mas prepará-lo na hora de servir um sorvete, uma panqueca e até um café nem sempre é fácil. Para resolver esse problema, que tal aprender a fazer um caramelo líquido? Ele pode ser armazenado e utilizado como calda quando você quiser. Prático, né? A receita é simples e leva apenas três ingredientes. Confira a seguir dicas de preparo e o passo a passo.
Aprenda a fazer caramelo líuqido para usar como calda quando quiser
Dicas para fazer caramelo líquido
O principal segredo para que o caramelo não fique duro após o cozimento é a adição de uma substância ácida no líquido, que pode ser suco de limão ou até vinagre. Isso evita que o açúcar cristalize e o caramelo endureça na panela. A quantidade é pequena e não vai interferir no sabor doce da receita.
Ingredientes do caramelo líquido
250 g de açúcar
150 ml de água(50 ml na primeira etapa da receita e 100 ml na segunda)
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
A receita de caramelo líquido leva apenas 3 ingredientes
Passo a passo para fazer a calda de caramelo
O primeiro passo dessa receita é colocar em uma panela grande o açúcar, 50 ml de água e a colher de sopa do suco de limão ou vinagre. Misture tudo e depois coloque a panela no fogo em temperatura média/alta até ferver.
Depois de ferver, pode abaixar o fogo e esperar o caramelo chegar na cor desejada. Fique de olho porque ele pode passar de claro para muito escuro rapidamente. Nessa etapa, não mexacom espátula para evitar que o caramelo fique cristalizado.
Quando o caramelo chegar na cor ideal, pode desligar o fogo e acrescentar aos poucos mais 100 ml de água em temperatura ambiente. Agora sim, enquanto você coloca o líquido, pode usar uma espátula para mexer tudo. Tome cuidado porque caramelo quente borbulha e pode respingar em contato com a água.
Depois que todos os ingredientes estiverem integrados, coloque a panela no fogo médio novamente e espere que ferva por cerca de 1 minuto.
Para finalizar, é só esperar o caramelo esfriar um pouco para transferi-lo para um pote, de preferência hermético. Quando o caramelo estiver completamente frio, feche o frasco e guarde. Ah! Assim como o mel, esse caramelo líquido não precisa ficar na geladeira para ser conservado.
Veja mais:
Paixão cremosa: A receita mais elogiada do TudoGostoso vai se tornar a sua sobremesa favorita
O que é o café carioca? Veja como preparar a bebida com sabor mais suave e fácil de fazer