Quem nunca foi tentar fazer um prato que leve calda de açúcar queimado, como aquela receita de pudim, mas perdeu a mão, acabou queimando a mistura e desperdiçando tempo e ingredientes? Tudo bem, a gente sabe que acontece nas melhores famílias. Por isso, trouxemos dicas para não queimar o caramelo, que vão te ajudar no preparo e mostrar que essa receita tão docinha não precisa ser um bicho de sete cabeças. Continue acompanhando para descobrir esses truques certeiros!
Dicas para não queimar o caramelo: aprenda com o TudoGostoso
Veja nossas dicas para não queimar a calda de caramelo e faça receitas deliciosas
1) Separe os itens essenciais
Em primeiro lugar, junte tudo para não ter confusão na hora de preparar. É bem simples, então anote aí, você vai precisar de: panela de alumínio com fundo grosso, colher de pau, açúcar e água. Com tudo à mão, você evita a distração de ter que parar para pegar algo que esqueceu e, consequentemente, não queima sua receita durante esse processo.
2) Cuidado com a temperatura do fogo
Essa dica é fundamental para acertar na hora de fazer o caramelo: nada de fogo alto! Se você não tem muita intimidade com a cozinha, prefira sempre cozinhar em fogo baixo, para ir observando aos poucos e retirar quando chegar no ponto desejado. Já para quem tem uma cozinha bem equipada, é possível usar um termômetro e, para não queimar o açúcar, deixar a temperatura entre 135° C e 140° C.
3) Deixe as bordas da panela limpas
Pode parecer apenas um pequeno detalhe, mas outro ponto de atenção muito importante é observar se as laterais internas da panela estão limpinhas durante o preparo, caso contrário, esses respingos podem queimar mais rapidamente, dando cheiro e sabor amargos ao seu caramelo. Caso caia algum resíduo de água e açúcar, limpe com um pincel molhado apenas na região.
4) Mexa com muito cuidado
Ao colocar o açúcar e a água no fogo, não use colher para mexer a mistura. Deixe que ela ferva sozinha ou, se precisar, faça pequenos movimentos circulares com a panela. Isso faz com que o caramelo não forme cristais de açúcar que se acumulam, dificilmente voltam a derreter e acabam queimando todo o caramelo.
5) Atenção ao retirar do fogo
O preparo não termina ao desligar o fogo. É muito importante ter em mente que a quentura da panela pode continuar cozinhando o seu caramelo. Portanto, retire quando atingir uma cor dourada não muito escura. Um truque para deixar a receita do jeitinho que você quer é deixar uma tigela com água fria ao lado para mergulhar a panela e "paralizar" o cozimento.
Receitas para fazer com caramelo
Agora que você já sabe como fazer para não queimar o seu caramelo, evitando desperdício e sujeira nas panelas, que tal preparar receitas deliciosas que levam essa mistura? Separamos 5 receitinhas para você experimentar.