• Entrar
  • Cadastrar
Com um simples truque caseiro que aprendi com a minha avó, NUNCA mais chorei ao cortar cebolas

Descubra um dos métodos caseiros mais antigos muito para evitar as incômodas lágrimas de quando cortamos cebolas

Você chora ao cortar cebola? Com esse truque rápido, chegou a hora de dar adeus às lágrimas! (Foto: Shutterstock)

Na cozinha, a cebola é um ingrediente indispensável para dar aquela pitada extra de sabor no prato. Entretanto, normalmente ela vem acompanhada de uma dose de lágrimas na hora de descascar e cortar esse ingrediente: é fato que chorar ao cortar e picar cebolas é tão natural quanto desagradável.

O pior é que muitas vezes não se trata apenas de um leve lacrimejamento: quanto mais lágrimas nossos olhos geram, mais irritados eles ficam e mais choramos, gerando incômodo também ao sistema respiratório e, em alguns casos, causando um corrimento nasal anti-higiênico. Felizmente, com truques caseiros é possível evitar esse incômodo.

Por que choramos ao cortar cebola?

A explicação da ciência para o choro proveniente das cebolas está na composição do vegetal: as células contêm enxofre e enzimas que, juntas, produzem sulfato de alila, muito semelhante ao gás lacrimogêneo. Esse gás “sobe”, nós o respiramos e ele entra em contato com nossos olhos, que, em uma tentativa desesperada de se proteger, produzem lágrimas.

Acontece que o sulfato se transforma em ácido sulfúrico ao entrar em contato com a água, portanto, ao atingir nossos olhos lacrimejantes, ele os irrita ainda mais. E os olhos geram mais lágrimas. E a situação fica cada vez mais complicada, até que temos de fazer uma pausa, secar os olhos e acelerar para terminar de cortar todas as cebolas de uma vez.

Congelador é aliado certeiro contra o choro causado pela cebola

É aqui que entra um truque caseiro que muita gente aprendeu com mães e avós: ao colocar a cebola no freezer por 15 a 30 minutos antes de cortá-la, dependendo do tamanho dela, a chance de lágrimas quase zeram.

Também é preciso ter em mente que as cebolas brancas, doces e roxas são menos picantes do que as amarelas. Então, basta usar uma faca boa e afiada para cortá-la recém-saída do freezer, com luvas adequadas se a temperatura gelada te incomodar. Quanto mais fino e limpo for o corte, menos reações enzimáticas são provocadas. Partiu cortar cebola sem lágrimas?


Veja mais:

- Comprou cebola demais? Essa dica de milhões vai te ensinar como conservar o ingrediente por meses!

- Como fazer anel de cebola de fast-food: 2 receitas maravilhosas para você testar em casa

Temas relacionados