• Entrar
  • Cadastrar
O que ninguém te contou sobre o jeito certo de cortar a cebola pro preparo da receita dar certo: chef entrega segredo!

O corte da cebola, contra ou a favor das fibras, pode alterar a textura! Confira agora!

Veja como o corte da cebola pode ser importante! (Créditos: Shutterstock)

A cebola é considerada por muitos um ingrediente obrigatório na cozinha. Ela é conhecida pelo seu gosto forte e pelos benefícios impressionantes para a saúde, mas o que poucos sabem é que assim como as carnes, elas possuem fibras! Isso faz com que os cortes, contra ou a favor da fibra, tenham texturas diferentes. O chef Gabriel Frazão (@frazaocozinha) compartilhou com os seus seguidores algumas curiosidades sobre esses processo. Descubra a diferença entre cada um!

Cortar a favor da fibra

Cortar a favor da fibra vai fazer com que você tenha uma cebola mais crocante e com pedaços mais firmes. Utilize esse corte em saladas, em refogados, na cebola empanada e entre outros. Além disso, cortar a cebola a favor da fibra pode ajudar a reduzir a quantidade de compostos liberados durante o processo de corte, o que pode minimizar o efeito irritante que faz os olhos lacrimejarem.

Cortar contra a fibra

Ao realizar o corte da cebola contra a fibra, ela fica mais maleável e com pedaços menores. Esse corte não é recomendado para refogados, porque dessa maneira a cebola vai desaparecer em meio ao processo de cozimento. Prefira utilizá-lo em pratos mais delicados, como no ceviche tradicional ou no bife acebolado. Como o tamanho da cebola fica menor, dobre o cuidado e evite esmagar ou pressionar enquanto corta.

Dicas para cortar a cebola

Use uma faca afiada para cortar a cebola! Isso reduz a quantidade de compostos liberados. Além disso, deixar a cebola na geladeira por cerca de 30 minutos antes de cortar também pode ajudar a reduzir essa irritação nos olhos. Outra dica dica fácil e que ajuda no processo, é cortar a cebola ao meio antes de remover a casca. Isso pode facilitar o processo de corte.

Quantidade cebola recomendada

Como as cebolas são um alimento natural e nutritivo, você pode consumi-las em quantidades razoáveis, de acordo com suas preferências pessoais e tolerância digestiva. Recomendamos não passar de meia cebola por dia, já que o excesso desse vegetal pode provocar a síndrome do intestino irritável. Ela pode deixar a sua salada muito mais gostosa, ao ser servida cortada em rodelas ou até mesmo picada. A cebola também pode ser refogada com outros vegetais como acompanhamento ou você pode utilizá-la como ingrediente em sopas, ensopados, molhos e pratos principais. O gosto acentuado da cebola pode dar um toque especial para as suas receitas!


Veja mais

Tipo a do Outback: como fazer um grande e saboroso anel de cebola na airfryer
Esse petisco muito consumido por brasileiros é recomendado por Harvard: reduz o colesterol e previne o câncer. Conheça seus múltiplos benefícios
O que acontece com o seu corpo se comer abacaxi à noite? Entenda superpoder viralizado no TikTok

Temas relacionados