• Entrar
  • Cadastrar
Lenda da vovó: cebola cortada ao meio na geladeira ‘chupa’ bactérias? Especialista responde!

É mito que a cebola aberta na geladeira pode absorver bactérias e fazer mal à saúde? Microbiologista garante que sim!

Lenda da vovó: cebola cortada ao meio na geladeira ‘chupa’ bactérias? Especialista responde!

Cebola cortada pode conter bactérias? Microbiologista explica! (Foto: Shutterstock)

Presente em diferentes receitas, a cebola é um ingrediente fundamental na cozinha: capaz de adicionar sabor e aroma a uma variedade de pratos. Contudo, muitas vezes se multiplicam as dúvidas sobre a forma correta de armazenar a parte dessa hortaliça que não foi consumida. Um dos “mitos” culinários mais populares é de que, caso você guarde uma cebola pela metade na geladeira, ela ficará contaminada e imprópria para uso.

"A maior fake que existe é de que se você corta uma cebola e usa só uma metade, a outra metade tem que jogar fora porque ela pode chupar bactérias do ar”, contou o biomédico de microbiotécnica Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria e especializado em Saúde Pública.

Ele ainda revelou que é constantemente questionado sobre esse tema e ironizou o hábito. “Então o pessoal pergunta: ‘é verdade?’ e eu falo: ‘Claro que é verdade tanto que em um hospital, ninguém está mais desinfetando nada, o pessoal está colocando cebola nos quartos, né? A pessoa quando faz uma cirurgia sai com duas cebolas segurando na mão…”, disse. Veja o trecho abaixo!

Qual é a forma certa de guardar a cebola?

Apesar de ser um mito essa “capacidade” de atrair bactérias da cebola, é fato que ela deve ser armazenada corretamente depois de não ser usada por completo. Para prolongar ainda mais a vida útil das cebolas, muitas pessoas optam por armazená-las em locais mais frios, como a geladeira.

No entanto, isso requer alguns cuidados: as cebolas não devem ser armazenadas perto de alimentos com cheiro forte, pois podem absorver esses odores. Outra opção para armazenar cebolas é cortá-las em pedaços pequenos e congelá-las. Isso é especialmente útil se você planeja usar as cebolas em pratos cozidos, como sopas ou guisados.

Antes de congelar, é recomendável congelar as cebolas em uma única camada em uma bandeja para evitar que grudem umas nas outras. Depois de congeladas, elas podem ser transferidas para um saco ou recipiente hermético para economizar espaço no freezer.

Sabia dessas dicas e truques? No TudoGostoso, você acompanha diferentes conteúdos sobre saúde alimentar e bem-estar.

Veja mais:

- Tem bactéria nesse café! Aprenda de uma vez por todas a forma certa de higienizar sua cafeteira;

- Lavar ou não lavar o frango, eis a questão! Dr. Bactéria revela verdade sobre esse hábito.

Temas relacionados