• Entrar
  • Cadastrar
Lavar ou não lavar o frango, eis a questão! Dr. Bactéria revela a VERDADE sobre esse hábito

O frango pode ser lavado antes de ir para a panela? A resposta do Dr. Bactéria pode ter surpreender sobre esse hábito. 

Lavar ou não lavar o frango, eis a questão! Dr. Bactéria revela a VERDADE sobre esse hábito

Frango pode ser lavado? Dr. Bactéria tira a dúvida de uma vez por todas (Foto: Shutterstock)

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de cozinhar está relacionada a uma proteína muito popular na mesa dos brasileiros: o frango. É correto lavá-lo ou esse hábito é prejudicial à saúde? Quem revela a verdade sobre esse hábito é biomédico de microbiotécnica Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

O especialista em higiene destacou que o frango não deve ser lavado antes de nenhum preparo. “Você não tira as bactérias porque elas estão nas fibras. Quando você lava com água, você aumenta a quantidade de água no frango e a bactéria adora água”, indicou durante uma participação no podcast “O Segredo da Longevidade”.

Lavar o frango pode aumentar as chances de contaminação por salmonela

De acordo com o biomédico, esse hábito foi tema central de importante pesquisa no exterior e ficou associado à popularização de quadros de intoxicação alimentar por salmonela, bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes.

“Na verdade, você aumenta a contaminação. Desde 2019, um ano antes da pandemia, a Academia Real Britânica lá em Londres, fizeram uma grande pesquisa sobre por que que estava aumentando tanto a salmonela no mundo. A conclusão é que está aumentando porque as pessoas estão lavando mais o frango, sem explicação nenhuma, porque não melhora nada”, alertou Dr. Bactéria.

Segundo informações do especialista, lavar essa proteína antes de cozinhá-la pode, na verdade, aumentar a quantidade de bactérias no ambiente. “Cada vez que lava o frango, espalha de um a dois metros a salmonela no lugar que você está cozinhando”, apontou.

Limão e água fervente são completamente dispensáveis, afirma Dr. Bactéria

Ainda durante a participação, o especialista afastou a chance de eliminar as bactérias do frango com outras práticas, como jogar água fervente ou limão no frango cru. Para não ter riscos de contaminação alimentar, o importante é consumir essa proteína bem cozida. “É só pegar e cozinhar”, garantiu.

Veja mais:

- Café em cápsula e com bactéria? Aprenda de uma vez por todas a forma certa de higienizar sua cafeteira e evitar ‘intrusos’ na bebida;

- Qual é a forma correta de higienizar o pano de prato? Descubra o tempo útil de uso desse item indispensável.

Temas relacionados