Na última terça-feira (19/09), viralizou uma postagem na rede social Twitter (X) após uma conta compartilhar um caso polêmico: a amiga da irmã pediu água sanitária para lavar o frango. É isso mesmo que você leu! As respostas ao tuíte original são diversas: muitas pessoas comentaram que também fazem isso ou até mesmo que usam outros produtos de limpeza, como álcool, para higienizar carnes; enquanto outras ficaram abismadas com essa técnica. Mas, afinal, o que a ciência tem a dizer sobre lavar frango (com água sanitária)? Vem que o TudoGostoso te conta!
Lavar frango: o que a ciência tem a dizer sobre higienizar a proteína com água sanitária
Não é de hoje que surge a dúvida se as carnes devem ser lavadas, principalmente o frango. Aqui no TudoGostoso, nós já cansamos de explicar os malefícios de lavar frango e outras carnes em água corrente: além de não ser eficaz, ainda colabora para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos presentes neles, que podem contaminar toda a área da cozinha.
Contudo, além do método de lavar a ave na água corrente, surgiu a dúvida de se pode lavar o frango na água sanitária. Nós ficamos muito surpresos com essa ideia, mas percebemos que é um pensamento bastante comum, e fomos pesquisar mais a fundo sobre o assunto.
Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, “as substâncias químicas nas aves não são susceptíveis de representar um risco de saúde imediato ou agudo para os consumidores”. Porém, essa é uma questão bastante controversa em diversos países, já que não existem informações suficientes sobre os efeitos dessa prática a longo prazo.
Outro detalhe importante é que não é sabido se a informação é válida para a lavagem do frango com cloro apenas em instalações industriais ou não.
No Brasil, o uso de cloro e outras substâncias durante o processo de lavagem industrial do frango já resultou em uma situação problemática que gera debate até hoje sobre a qualidade da carne nacional. Em 2017, a Polícia Federal descobriu que os frigoríficos estavam utilizando do método para mascarar e, consequentemente, vender carnes podres.
A conclusão que tiramos disso tudo é que o melhor a se fazer, em casa, é não utilizar água sanitária ou cloro para higienizar o frango, visto que não sabemos as proporções corretas e muito menos as consequências a longo prazo.
Como limpar frango sem colocar a saúde em risco?
A gente tem certeza que você não ficará surpreso, mas o vinagre, o suco de limão ou o suco de laranja são ingredientes excelentes para “higienizar” o frango. Eles não irão matar possíveis bactérias e micro-organismos, mas ajudaram a remover um pouco daquela “gosminha” que muita gente acha ruim.
Para evitar intoxicação alimentar por conta de bactérias, o ideal mesmo é cozinhar bem o frango; nada de frango mal passado! Também vale salientar a importância de saber a procedência do alimento.
Veja mais:
Você sabe o que é contaminação cruzada? Essas dicas são NECESSÁRIAS para a sua vida!