• Entrar
  • Cadastrar
Polêmica na cozinha do BBB24: Davi errou ao lavar frango no ralo da pia? TudoGostoso esclarece se é higiênico ou não

Lavaram o frango na pia do BBB! Essa atitude é certa ou errada? Venha descobrir!

Alguns pedaços de frango que Davi lavou no ralo da pia. (Créditos: Reprodução/ Rede Globo)

Davi, brother do BBB 24, dividiu opiniões na internet ao lavar o frango na pia, com direito a alguns pedaços irem parar até no ralo por onde a água escorre. Alguns internautas dizem que isso é comum nas cozinhas, enquanto outros repudiam a ação. Será que essa ação do participante ao fazer preparo das refeições no reality show da TV Globo está correta? Venha descobrir agora no TudoGostoso e veja se você está fazendo certo ou errado na sua pia da cozinha!

Pode lavar o frango no ralo da pia?

O frango não deve ser lavado, muito menos em contato com a pia e com o ralo. A pia da cozinha é um dos lugares que mais ocorre a proliferação de bactérias. Isso é muito perigoso pois também trata-se do local onde usamos para lavar e cortar os alimentos, então o cuidado quanto a higienização deve ser redobrado. Além disso, a lavagem ainda pode levar os microrganismos para a pia, provocando uma contaminação cruzada. Ela ocorre quando um alimento é infectado com bactérias provenientes de outro alimento e a partir daí podem contaminar as pessoas. As bactérias ficam concentradas no ralo e nas paredes da pia, então imagina quantas devem ter em uma casa que conta com mais de 24 participantes atualmente? Mesmo que a pia aparente estar limpa, as bactérias são invisíveis ao olho humano, podendo acarretar em diversos problemas. Então na dúvida: não faça igual ao Davi!

Por que não pode lavar o frango?

Ao lavar o frango para remover as bactérias, você apenas irá fazer com que elas se espalhem ainda mais. Lavar não remove esses micro-organismo e pode até contaminar a pia, os outros alimentos, a bancada, as nossas roupas e até mesmo outros itens que estejam perto. Além disso, muitas bactérias se proliferam com mais facilidade na presença da água.


Pode lavar as outras carnes?

Não pode lavar qualquer outra carne também! Isso inclui as aves, as carnes vermelhas, as carnes suínas e os peixes. Os motivos são os mesmos: maior chances de contaminação e proliferação das bactérias. Para evitar infecções, o ideal é se atentar ao cozimento dos alimentos, principalmente das aves e porcos. No caso da carne vermelha e do peixe, além dessas questões, lavá-los também pode alterar o sabor das proteínas, deixando-a menos saborosas.

Como lavar a pia corretamente

Assim que você tiver acabado cortar e temperar o frango ou qualquer outra carne, é hora de higienizar bem toda a área em que eles tiveram contato, assim como os utensílios. Isso significa lavar a pia, a bancada, a faca de corte, os potes de tempero e entro outros itens. Utilize uma esponja com a água sanitária, o vinagre ou o limão para te ajudarem nessa missão. Depois enxague tudo e finalize lavando tudo novamente com detergente neutro, inclusive a própria esponja.

Veja mais

Deixe o feijão de molho com limão e veja a mágica acontecer!
Você está cozinhando batata do jeito errado: aqui estão os segredos para uma batata na textura certa e saborosa
Cúrcuma: é isso que acontece com o seu corpo se você exagerar no consumo do tempero

Temas relacionados