• Entrar
  • Cadastrar
Vinagre realmente clareia pano de prato ou é mentira? Veja o que a ciência tem a dizer!

O vinagre é muito potente, mas será que ele realmente serve para clarear tecidos? Confira!

Descubra se o vinagre clareia pano de prato! (Créditos: Shutterstock)

Não é de hoje que o vinagre possui mil e uma utilidades na cozinha e também em outros cômodos da nossa casa, principalmente por conta de sua capacidade desengordurante. Um dos benefícios mais conhecidos é sobre o vinagre clarear itens brancos, seja tecidos, seja eletrodomésticos. Mas será mesmo que isso é verdade? Vem que o TudoGostoso te conta!

Vinagre realmente clareia o pano de prato ou é mentira? Descubra a resposta!

Uma das misturas mais famosas no mundo da limpeza é vinagre com bicarbonato de sódio. Ela é usada para limpar roupas, clarear panos de prato e de chão, limpar panela, limpar fogão e muito mais. Apesar de ser, de fato, eficaz, será que os dois ingredientes são necessários juntos para clarear pano de prato, por exemplo?

A resposta quem nos dá é a bióloga Mari Kruger, em um reels do Instagram que já conta com mais de 500 mil visualizações: vinagre não clareia pano de prato! Na misturinha com o bicarbonato de sódio, quem clareia mesmo é o bicarbonato, o vinagre não tem nenhum papel importante ali. Pelo que a influenciadora dá a entender, ele poderia ser substituído até mesmo por água para criar uma espécie de pastinha clareadora. Ou seja, se você deseja clarear o pano de prato, está liberado usar apenas o bicarbonato de sódio. É bom que economiza, né?

Outra informação muito importante que a bióloga dá é sobre as famosas misturinhas caseiras que fazem com vinagre. Ela explica que é preciso tomar cuidado porque muitas delas podem ser tóxicas, como misturar vinagre com água sanitária ou água oxigenada. Se for preciso, o ideal é usar um ingrediente, enxaguar bem e só depois usar o outro.

Veja mais:

Entenda por que é importante usar mais um pano de prato ao mesmo tempo na cozinha

Temas relacionados