• Entrar
  • Cadastrar
Tem bactéria nesse pano de pia! Saiba como higienizar se não for descartar e o tempo útil de uso

Vilão da limpeza na cozinha, o paninho da pia é condenado por especialistas de saúde e a orientação é evitar reaproveitar. Entenda!

O pano úmido que muitas vezes fica na pia é o grande vilão da cozinha (Foto: Shutterstock)  

Usar o paninho úmido sobre a pia da cozinha não é recomendado e muitos especialistas defendem que esse hábito seja abolido da rotina. No entanto, essa orientação não costuma ser levada tão a sério entre os brasileiros.

Esse utensílio, apontado pela nutricionista e especialista em cosméticos Márcia Marostica como um dos "objetos mais nojentos" que as pessoas têm em casa (através de um vídeo que repercutiu na internet), é uma importante fonte de proliferação de bactérias.

Mas será que existe alguma técnica mais segura para higienizar o pano de cozinha para reaproveitá-lo? Veja a dica de especialista.

Saiba quais são os perigos de utilizar o pano de pia na cozinha

Você saber por que o pano que costuma ser colocado sobre a pia é uma fonte de proliferação de bactérias? Porque nesse objeto que parece ser ideal para a limpeza da pia da cozinha podem conter inúmeros restos de comida e de umidade que nem sempre são expostas a olhos vistos.

Por mais que pareça um aliado na hora de lavar a louça, aquele pedaço de pano úmido esticado na pia pode ser um grande vilão para a saúde, uma vez que é uma agente proliferador de bactérias.

O mesmo objeto é capaz de ser uma dupla fonte de multiplicação de microrganismos, tanto pela matéria orgânica, através dos restos de alimentos, quanto pela umidade.

A orientação dos especialistas é que eles sejam utilizados apenas uma vez por dia e logo sejam descartados. Se esse pano estiver contaminado, ele oferece risco durante a manipulação, podendo contaminar os alimentos manuseados na cozinha. Um dos principais efeitos dessa contaminação pode ser problemas como diarreia.

Alerta! O perigo da contaminação cruzada na cozinha

Um dos riscos que o pano úmido pode causar dentro da sua cozinha é a contaminação cruzada. Isso pode acontecer quando um alimento é infectado com bactérias provenientes de outro alimento e a partir daí podem contaminar as pessoas.

Quando você passa o pano sobre um alimento cortado, por exemplo, antes de ser cozido, e depois vai cortar verduras e legumes que devem ser comidos crus, nesse processo em que os alimentos tenham tido contato com o pano já pode ter havido uma contaminação cruzada.

As bactérias que seriam mortas durante o cozimento do alimento devido ao calor, foram transferidas para os alimentos que serão ingeridos crus.

Como é possível lavar o pano da pia com segurança e reutilizar

Embora não seja o ideal, a reutilização do pano de pia pode ser feita quando bem higienizada. De acordo com a microbiologista Gabriela Castro, ao "O Globo", o melhor caminho, nesses casos, é que o utensilio seja lavado diariamente com água sanitária.

Mas a vida útil do pano de pia, mesmo higienizado todos os dias como sugerido, deve ser de no máximo uma semana. Após esse período, o pano deve ser trocado por outro novo.

Outra dica importante é que o pano jamais seja guardado enrolado e molhado sobre a pia. A forma correta é esticá-lo para arejar. Uma opção para evitar os panos de pia na cozinha é a utilização do rodo de pia, prático e mais seguro.

Veja mais!

Cuidado com as bactérias! Veja como higienizar a pia após manusear frango e evite a contaminação.

Como higienizar mesa e bancada da cozinha contra vírus e bactérias.

Lixeira na pia da cozinha: por que você não deve ter?

Temas relacionados