Ter uma pequena lixeira em cima da pia da cozinha é um hábito bem comum. Afinal, ela é uma boa opção para descartar lixo orgânico de maneira rápida enquanto a comida é preparada. No entanto, esse hábito pode ser perigoso para a saúde. Quer saber o motivo? Confira a seguir por que você não deve ter uma lixeira na pia da cozinha.
Veja por que não ter uma lixeira na pia da cozinha
Lixeira na pia da cozinha: por que você não deve ter
O motivo pelo qual ter um lixeira na pia da cozinha não é recomendado é o risco de contaminação. O ambiente úmido e escuro é propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem ser nocivos ao corpo humano e nos deixar doentes, além de poder atrair insetos. Devido à proximidade com a comida que é preparada da pia, a contaminação pode acontecer ao menor descuido. Mas tenha calma! A lixeira, quando utilizada da maneira certa, não é um risco à nossa saúde.
Essa lixeirinha passa a ser um problema quando não há controle do que é depositado nela e quando a limpeza não é frequente. Caso ela seja utilizada apenas para o descarte de lixo orgânico produzido pelo preparo de receitas, como cascas de ovos e frutas, ela é inofensiva. No caso de ela ser utilizada para descartar outros itens, como embalagens diversas e alimentos estragados, esse hábito deve ser mudado. Lembre-se que comida estragada também não deve ser depositada nela, ok? Para isso, utilize uma lixeira de chão com pedal, dessa forma, suas mãos entram menos em contato com o conteúdo dela.
Como fazer a manutenção da lixeira
Se você decidiu que irá manter sua fiel lixeira na pia, precisa saber como mantê-la de forma higiênica. A dica mais importante é: sempre lave as mãos ao encostar nela e antes de pegar alimentos. Mexer em ambos pode levar micro-organismos à comida.
Você também deve realizar uma manutenção diária da lixeira: troque o saco da lixeira todos os dias e, ao fim do dia, faça uma limpeza do objeto com cloro. A pia também deve ser limpa com água e sabão para garantir a higiene do local de preparo dos alimentos.