Você já deve ter ouvido falar que não se deve lavar o frango devido aos riscos para a sua saúde, mas ainda assim mantém o hábito de jogar as peças recém-retiradas da embalagem debaixo da torneira. Realmente não é tão simples mudar um hábito da noite para o dia.
O problema é que existem perigos reais para o seu bem-estar e isso está relacionado às bactérias, conforme o biomédico Roberto Martins Figueiredo costuma alertar.
Para entender o que realmente acontece ao lavar o frango na sua pia, a cozinheira Gigi Vilela (@gigivilela) explica e orienta a forma correta de manuseá-lo. Confira!
Os riscos da contaminação cruzada na sua cozinha ao lavar o frango na pia
A especialista destaca que essa informação descoberta pelos cientistas é muito antiga: "Mas sempre é tempo de aprender e evitar contaminação cruzada. Essa é a causa de dezenas de infeções nas casas. Só que na maioria das vezes, ninguém se dá conta de onde veio o problema."
Por mais que possa parecer que lavar o frango seja uma prática higiênica, o que acontece é o aumento de chances de contaminação dentro da sua própria cozinha.
"Você está espalhando bactéria por toda a cozinha! Toda carne tem bactéria. Se o bicho morreu, ele começou a entrar em decomposição. Isso é a natureza", destaca a cozinheira.
E isso vale também para quem lava o frango com água sanitária ou até detergente: "As bactérias continuam, porque estão lá dentro das fibras da carne."
Ela destaca que a bactéria adora água e cada microgotinha dessa água se espalha pela louça, pela pia e pode acabar indo para dentro do corpo: "Lembra aquela diarreia ou indisposição que alguém da sua família teve? Pode ter vindo daí."
Lavar o frango com água quente ou vinagre mata as bactérias?
E será que passar água fervendo resolve? "Também não. As bactérias estão nas fibras, não na parte externa", alerta a cozinheira, acrescentando ainda que passar vinagre com limão não é uma solução para esse "problema".
"Vinagre e limão não matam a bactéria. Se o frango estiver gosmento ou com cheiro ruim, é porque ele não está bom para comer. Não adianta fazer nada", orienta ela.
"O que mata a bactéria é o calor na panela, o que resolve é cozinhar o frango muito bem", explica.
Veja mais!
Não cometa esses erros ao preparar receitas com frango em casa
É preciso tirar a gordura da carne de churrasco quando for comer?