
Laranja ou banana? Entenda qual é a melhor opção para quem sofre de problemas renais (Foto: Shutterstock)
Você sabe quais são os impactos para os rins se consumir laranja todos os dias? Essa fruta popular no Brasil costuma fazer parte da rotina dos brasileiros, seja através da fruta in natura ou no preparo do suco no café da manhã.
A laranja, inclusive, é uma daquelas frutas bastante conhecidas pelos seus diversos efeitos benéficos para a saúde. Mas ela pode ser ainda melhor, especialmente nos casos de pessoas que sofrem de problemas renais.
Conheça um pouco mais sobre esse efeito notável da laranja e inclua na sua dieta para tirar melhor proveito para a saúde dos seus rins!
Benefícios da laranja muito além da vitamina C
A laranja costuma ser conhecida pelo seu importante aporte de vitamina C (embora não seja a rainha da vitamina C), assim como se destaca pelo alto teor de flavonóides e betacarotenos.
O chá da casca de laranja também é muito saudável e se destaca por ser rico em antioxidantes e flavonóides, ajudando a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Por que as laranjas são benéficas para os rins?
A laranja tem efeitos muito benéficos para o corpo, principalmente nos rins. O seu teor de 90% de água ajuda a manter os rins hidratados.
Para quem ainda prefere a banana, outra fruta popular no Brasil, pode ser uma boa opção optar pela laranja em seu lugar.
A banana é rica em potássio, mineral que auxilia no funcionamento dos nervos e na contração muscular, mas não é uma fruta muito recomendada para pessoas com doenças renais, pois elas podem ter problemas para eliminar o excesso de potássio armazenado no órgão.
Essa é quantidade de laranjas que deve ser consumida por dia
Para as pessoas que sofrem de problemas renais, a melhor opção é reduzir o consumo de bananas, por exemplo, e apostar em outras frutas tão acessíveis, saudávels e versáteis quanto ela.
E por isso que a laranja, rica em nutrientes e água, passa a ser uma ótima opção. Mas ainda assim o consumo deve ser moderado nesses casos.
De acordo com o site La Gaceta, é recomendado consumir dois pedaços de fruta inteira ou quatro em suco, aproveitando ao máximo os seus benefícios.
É bom lembrar, porém, que o suco de laranja quase não contém fibras, e possui menor quantidade de vitaminas e minerais que a laranja inteira. O ideal é consumir as frutas inteiras frescas.
Veja mais!
O que acontece no corpo se eu comer tangerinas - com a parte branca dos gomos - todos os dias?
O alimento mais saudável do mundo segundo pesquisadores fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais em apenas 100 gramas