• Entrar
  • Cadastrar
O alimento mais saudável do mundo segundo pesquisadores fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais em apenas 100 gramas
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Você pode se surpreender, mas esse alimento que você não dá tanta importância no dia a dia é valioso para a sua saúde

O alimento mais saudável do mundo segundo pesquisadores fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais em apenas 100 gramas

Conheça os poderes nutricionais desta hortaliça e aprenda a incorporar à sua alimentação (Fotos: Canva, Shutterstock)

Se você tem o hábito de comer saladas no seu dia a dia, é fundamental incluir o agrião entre as hortaliças presentes no seu prato. E se você não costuma ingerir folhas, é hora de aprender a comer o agrião, mesmo que seja para incorporá-lo em receitas do dia a dia.

Em uma pesquisa da Universidade William Paterson, nos Estados Unidos, esse vegetal alcançou o patamar de alimento mais saudável de todos devido à sua densidade nutricional.

Caso você ainda não conheça os superpoderes do agrião para a sua saúde, é importante saber que uma porção de apenas 100 gramas tem a capacidade de fornecer 100% das necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais que o seu corpo precisa.

Superalimento: os nutrientes essenciais presentes nesse vegetal

O agrião um vegetal suavemente picante, baixo em calorias e altamente rico em nutrientes. Na pesquisa realizada, os cientistas envolvidos descobriram que o agrião foi o único alimento que obteve a pontuação máxima de densidade nutricional.

Isso significa que ao consumir uma porção de 100 gramas deste vegetal, o organismo será beneficiado com as necessidades diárias de nutrientes essenciais, considerando:

  • Potássio,
  • Fibras,
  • Proteínas,
  • Cálcio,
  • Ferro,
  • Vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.

Outro fator muito positivo do agrião é que além da densidade nutricional, ele ainda tem propriedades desintoxicantes, antioxidantes e diuréticas.

Os benefícios de incluir essa hortaliça à dieta

A boa notícia é que uma porção de 80 a 100 gramas dessa hortaliça tem apenas 21 calorias. Ou seja, além de se beneficiar do alto teor de nutrientes, o baixo valor calórico não coloca a sua dieta em risco.

Seu preço é acessível e seu sabor diferenciado é capaz de transformar a sua receita com um toque especial.

Rico em vitaminas e minerais, o agrião é uma das mais importantes fontes de vitamina C, competindo com frutas cítricas como laranjas e limões. Basta consumi-lo do jeito certo para ser beneficiar ao máximo.

Como incorporar o agrião à sua alimentação

Esse vegetal se destaca por apresentar um sabor suavemente amargo (e você pode reduzir esse amargor) e ao mesmo tempo picante, semelhante ao da mostarda. Essas características fazem dessa hortaliça nutritiva um ingrediente versátil na culinária.

Você pode incorporar o cresson à sua dieta de várias formas, seja cru, em saladas, ou ainda cozido, refogado, em sopas, cremes ou adicionado a outras receitas.

Além de tar um realce de sabor aos seus pratos, você vai se beneficiar dos nutrientes presentes no vegetal.

Saiba como escolher e conservar o agrião

Para escolher o agrião na feira ou mercado, você deve verificar se as folhas apresentam um tom de verde vibrante, firmes e sem danos.

As folhas opacas podem ser sinal de que a hortaliça está murchando ou perdendo frescor, portanto, evite escolher as folhas com essas características.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua textura e o sabor diferenciado das folhas de agrião, procure consumi-lo em até dois dias após a compra.

Veja mais!

A erva aromática queridinha dos atletas que ajuda a evitar cãibras, gerar colágeno e prevenir a artrite

Ora-pro-nóbis: o que acontece com o corpo se você comer 10 folhas por dia?

Temas relacionados