A laranja é uma das frutas queridinhas na mesa dos brasileiros e conhecida por ser rica em vitamina C. Talvez só não tenha a mesma popularidade e praticidade que a banana, mas é considerada uma fruta valiosa e poderosa para a saúde com todos os benefícios que oferece para o corpo.
Muito consumida como suco, apesar de ainda a ingestão da fruta ser a melhor opção, a laranja é tão nutritiva que até a sua casca é usada no preparo de chás.
E isso vale para qualquer tipo da fruta, que possui variações e atende a paladares variados. Mas o que acontece se ingerir aquela parte branca que fica presa na fruta ao tirar a casca? Confira o resultado e descubra se você está comendo a laranja de forma errada.
Pode comer a parte branca da laranja?
Algumas frutas conquistam o paladar dos consumidores graças à praticidade. A laranja, por exemplo, é uma dessas: você faz um corte na vertical e na horizontal, e pronto! É só se deliciar. Mas e se engolir o caroço, o que acontece? Nem sempre é tão simples quanto parece.
Dúvidas desse tipo costumam surgir durante a ingestão de várias outras frutas. Assim como o fiapo da banana, a laranja também levanta dúvidas sobre aquela parte branca presa à fruta, que fica bastante visível quando ela é descascada. O que acontece no corpo se você comer essa parte branca da laranja?
Ao saber os benefícios que ela oferece para o seu organismo, você nunca mais vai querer descartar essa "pele" da sua laranja, isso porque ela garante benefícios incríveis para a microbiota intestinal.
"É uma fonte concentrada de bioflavonóides com capacidade antioxidante, como a hesperidina, rutina e quercetina", aponta a nutricionista Carla Menna (@tudo.sobre.intestino), especialista em saúde digestiva.
Saiba qual a função da quercetina no organismo
De acordo com a especialista, a quercetina demonstrou ser eficaz na melhoria de importantes funções no organismo, dentre elas:
- A saúde da microbiota
- Diminuição dos níveis de inflamação
- Tem potencial antiviral e antimicrobiano
Além da quercetina, essa parte branca da laranja é rica em fibras e reduz o pico glicêmico. Para quem não é fã da parte branca da laranja, a nutricionista afirma que a quercetina também pode ser encontrada na forma de suplementos: "Mas a sua principal fonte são alimentos como frutas cítricas."
Veja mais!
Benefícios da pitaya: o que acontece com o seu corpo se comer a fruta exótica todos os dias.
É isso que acontece com o seu corpo se você comer goiaba com casa uma vez por dia.